DSpace/Manakin Repository

A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das experiências de ensino que foram desenvolvidas durante os estágios supervisionados, no decorrer do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia. Foram vivências em espaços de ensino, formal e não-formal, que constituíram diferentes modos e lócus de aprendizagem e que, portanto, se tornam de suma importância para nosso processo de formação na graduação e enquanto futuras professoras de História. Com a prática nos estágios foi possível pensar sobre a formação do professor de História, bem como refletir a prática docente, analisando o seu papel tanto na escola quanto na sociedade. Sendo assim, o ensino de História direciona para construção de discussões que auxiliam no desenvolvimento crítico dos indivíduos, relacionando-o de maneira dinâmica e reflexiva com as realidades destes. Diante disso, destacamos que a troca de saberes, a partir dos estágios, serviu para o enriquecimento de nossos conceitos acerca do papel do professor como contribuinte na formação crítica do sujeito. Sobretudo, é imprescindível reconhecermos a posição política dos discentes como pessoas críticas, que através de conhecimentos já adquiridos, atuaram de maneira significativa durante a execução das propostas dos estágios. Deste modo, afirmamos que a evidência da prática docente envolve muitos aspectos e discussões que fazem com que possamos perceber os desafios proporcionados pela profissão. Neste sentido, consideramos também que a vivência, enquanto bolsistas, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), se faz também, um diferencial no acréscimo de novos elementos na construção de uma identidade e capacitação profissional. Com isso, se faz importante a elaboração das nossas posturas, enquanto educadores, pensando na construção de uma identidade docente. Compreendemos nessas experiências que o ensino de História é uma prática social complexa, cheia de valores e mudanças humanas, sendo preciso a problematização destes, partindo de uma formação cotidianamente reflexiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
dc.date.accessioned 2024-01-26T18:01:56Z
dc.date.available 2024-01-26
dc.date.available 2024-01-26T18:01:56Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Experiências docentes pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Licenciatura em História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Bolsistas PIBIC - História pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teaching experiences pt_BR
dc.subject Supervised internship - Degree in History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject PIBIC Fellows - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Lílian Oliveira dos.
dc.creator JESUS, Priscila Natividade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training: reflections, experiences and teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Lílian Oliveira dos; JESUS, Priscila Natividade de. A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1188-1193. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta