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A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas.

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dc.description.resumo Este trabalho analisa a conduta da professora primária a partir de sua formação na Escola Normal de Natal, bem como de sua atuação nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1920. A Reforma do Ensino Primário (Lei n. 249, de 22 de novembro de 1907), operacionalizada pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, reabriu a Escola Normal de Natal para a formação de professores primários de ambos os sexos e criou uma rede de Grupos Escolares. O Grupo Escolar Augusto Severo (Decreto n. 174, de 5 de março de 1908) foi o primeiro do gênero a ser instalado na capital, no bairro da Ribeira, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Inaugurado solenemente a 12 de junho do mesmo ano servia aos mestres normalistas para a experimentação da Pedagogia Moderna. Pesquisamos nas fontes disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tais como o jornal A República, a revista Pedagogium, Leis e Decretos do Governo, Regimentos Escolares, como também fotografias. Utilizamos Atas, Ofícios, Relatórios Anuais da Diretoria Geral de Instrução Pública, Livro de Honra e Diários de Classe, provenientes do Arquivo Público do Estado. O diálogo com esses documentos evidencia uma configuração na qual os códigos de conduta, para além de prescrições, constituem-se como um habitus reservado para a professora primária. A Escola Normal de Natal e os Grupos Escolares são, por assim dizer, instituições de práticas educacionais, espaços de construção de símbolos republicanos e de sentidos para a mulher no exercício do magistério. Servem para a aprendizagem prática e às vivências formativas que forjam uma mulher particular, a professora primária, como também o pretenso cidadão republicano. Muitas das professoras diplomadas no Curso Normal foram responsáveis pela educação de gerações e para a formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134
dc.date.accessioned 2024-01-26T18:03:40Z
dc.date.available 2024-01-26
dc.date.available 2024-01-26T18:03:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Condutas femininas pt_BR
dc.subject Professoras primárias - Brasil republicano pt_BR
dc.subject Escola Normal de Natal pt_BR
dc.subject Grupos escolares - Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Normalistas pt_BR
dc.subject Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Regimentos escolares pt_BR
dc.subject Jornal a República pt_BR
dc.subject Revista Pedagogium pt_BR
dc.subject Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject História da Educação - Natal - RN pt_BR
dc.subject Feminine conduct pt_BR
dc.subject Primary teachers - republican Brazil pt_BR
dc.subject Natal Normal School pt_BR
dc.subject School groups - Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Normalists pt_BR
dc.subject Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject School regulations pt_BR
dc.subject Newspaper the Republic pt_BR
dc.subject Pedagogium Magazine pt_BR
dc.subject Public Archive of the State of Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject History of Education - Natal - RN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francinaide de Lima.
dc.creator MORAIS, Maria Arisnete Câmara de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The republican primary school teacher, a reading of feminine behavior. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1101-1108. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 pt_BR


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