dc.description.resumo |
O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário
acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós-
Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no
período letivo 2010.1.
O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em
grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores
estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo,
cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos
conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira.
O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às
atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo
nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos
autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders
(2001) e Teixeira (1975).
Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário
acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de
determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que
contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado.
Este é o objetivo deste trabalho.
Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada
neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo,
com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo
(2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica,
orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo.
É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque
é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de
sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo
proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a
apresentamos para toda turma, em seminário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-26T18:07:28Z |
|
dc.date.available |
2024-01-26 |
|
dc.date.available |
2024-01-26T18:07:28Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Diário acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Anísio Teixeira |
pt_BR |
dc.subject |
Georges Snyders |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de diário acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero narrativo - diário acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Academic diary |
pt_BR |
dc.subject |
Anísio Teixeira |
pt_BR |
dc.subject |
Georges Snyders |
pt_BR |
dc.subject |
Postgraduate Program in Education - UFRN |
pt_BR |
dc.subject |
Academic diary writing |
pt_BR |
dc.subject |
Narrative genre - academic diary |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. |
|
dc.creator |
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. |
|
dc.creator |
CRUZ, Edna Maria da. |
|
dc.creator |
MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz. |
|
dc.creator |
FLOR, Kalline Bezerra da Silva. |
|
dc.creator |
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
pt_BR |