DSpace/Manakin Repository

Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
dc.date.accessioned 2024-01-26T18:07:28Z
dc.date.available 2024-01-26
dc.date.available 2024-01-26T18:07:28Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Diário acadêmico pt_BR
dc.subject Anísio Teixeira pt_BR
dc.subject Georges Snyders pt_BR
dc.subject Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN pt_BR
dc.subject Escrita de diário acadêmico pt_BR
dc.subject Gênero narrativo - diário acadêmico pt_BR
dc.subject Academic diary pt_BR
dc.subject Anísio Teixeira pt_BR
dc.subject Georges Snyders pt_BR
dc.subject Postgraduate Program in Education - UFRN pt_BR
dc.subject Academic diary writing pt_BR
dc.subject Narrative genre - academic diary pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
dc.creator ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.
dc.creator CRUZ, Edna Maria da.
dc.creator MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.
dc.creator FLOR, Kalline Bezerra da Silva.
dc.creator MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta