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Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política.

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dc.description.resumo A proposta para pesquisar práticas de Educação Ambiental desenvolvidas, na Educação Infantil, na Creche Municipal Karine da Silva com efeitos no Ensino Fundamental no Distrito de São José da Mata, Campina Grande em 2009 destinase a favorecer a formação de cidadãos sensíveis as questões ambientais e sociais. O objetivo principal deste documento consubstanciou-se em estabelecer referencial orientador, de caráter interdisciplinar a procedimentos seguidos na concepção de currículos diante do Projeto Político Pedagógico. A estratégia proposta para estimar resultados se baseou principalmente na pesquisa qualitativa de caráter documental com nexo para a pesquisa social empírica articulando variadas técnicas, como o estudo documental e descritivo sobre o tema estudado, o trabalho de campo associado observação participante e entrevistas. Com relação á análise geral do estudo possibilitou caracterizar o grupo focal, relatar experiências vividas de projetos educacionais e abstrair da análise temática, percepções da dinâmica educacional contidas em fragmentos de entrevistas e posicionamentos de exalunos, mães e professoras. Dessa maneira, permitindo fazer uma tradução das subjetividades e dos sentimentos, tentando ler nas fontes as motivações, sentimentos, emoções e lógicas de agir e pensar sobre a vivência da educação ambiental a favor da conservação do remanescente florestal que apresenta espécies flora da Mata Atlântica e da Caatinga, que inicialmente ocupava 100 hectares e esta reduzida a 14 hectares. Este é provavelmente o último remanescente de vegetação arbórea de transição entre o Agreste da Borborema e o Cariri Paraibano. A “leitura” dos enfoques favoreceu a concepção da prática da Educação Ambiental na Educação Infantil com efeito estendido para series posteriores, que os espaços promoveram a construção repertórios heterogêneos de conhecimentos, e que as crianças que participaram dos projetos são sensíveis às questões ambientais, apresentando perfil de cidadãos preocupados e engajados com a sustentabilidade da natureza desde suas infâncias. O meio ambiente é um sistema aberto e interdependente que recebe e exporta energia e que tem sido severamente impactado a níveis irreversíveis. Portanto, a problemática ambiental é um fato que deve ser refletido diariamente, com discussões sobre a necessidade de mudança de percepção, hábito e comportamento de todos os cidadãos e cidadãs diante da relação com a natureza. A proposta para relatar práticas de Educação Ambiental trabalhadas na Educação Infantil e analisar seus reflexos no Ensino Fundamental constitui alternativa viável para promover a formação de sujeitos sensíveis à causa ambientalista, cônscios de que exercer a cidadania diante do progresso é privilégio, direito e dever de todos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138
dc.date.accessioned 2024-01-29T10:22:45Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T10:22:45Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Práticas ecológicas pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Creche Municipal Karine da Silva - São José da Mata - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Observação participante pt_BR
dc.subject Grupo focal pt_BR
dc.subject História e Educação ambiental pt_BR
dc.subject História ambiental pt_BR
dc.subject Ecological practices pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Karine da Silva Municipal Daycare Center - São José da Mata - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Participant observation pt_BR
dc.subject Focus group pt_BR
dc.subject History and Environmental Education pt_BR
dc.subject Environmental history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Maria Joelma Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report of ecological practices in the Early Childhood Education curriculum and effect on Elementary Education: a policy proposal. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Maria Joelma Santos de. Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1177-1187. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34138 pt_BR


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