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Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência.

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dc.creator.ID SILVA, Rosalva Dias da pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9723515450347713 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID Lino de Araújo, Denise pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee2 MELO, Ana Dorziat Barbosa de.
dc.contributor.referee3 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumo Esta pesquisa investigou três versões de um Projeto de Extensão Universitária que foi desenvolvido através de Curso de Capacitação para Instrutores Surdos. Neste estudo, buscamos saber o que se faz para tornar instrutores surdos professores e que estratégias são oferecidas para prepará-los para a atuação docente. Tivemos como objetivo identificar crenças, saberes e competências que preparam o surdo instrutor para a docência, bem como refletir sobre o conceito de professor que perpassam as atividades de formação desenvolvidas no referido curso. Sendo assim, desenvolvemos uma investigação qualitativa, a partir da qual tentamos descrever e interpretar o cenário, as regras e a dinâmica de um dado grupo social, formado por instrutores surdos e professoras (formadoras) ouvintes, num contexto de sala de aula de um curso de capacitação. Para isso, seguimos um percurso metodológico, que foi constituído por uma entrevista semi-estruturada, aplicada com os instrutores surdos e as formadoras ouvintes; pelos documentos norteadores relacionados ao projeto, em suas três versões; pelo livro Libras em Contexto , adotado como livro didático no curso de capacitação; pelo diário de campo das formadoras, no qual constavam observações; e pelas atividades (exercícios escritos, planos de aula, planos de curso, entre outros) catalogadas pelo projeto. O referencial teórico utilizado contemplou o estudo das crenças, dos saberes e das competências, que permeiam o cenário das pesquisas sobre formação de professores. Esse referencial possibilitou-nos entender o caminho percorrido pelas formadoras durante a capacitação e perceber a influência das crenças nas estratégias que foram oferecidas no processo de formação dos instrutores surdos. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância do estudo metalingüístico da língua de sinais, para a saída de uma condição de usuário para a de especialista e para uma tomada de consciência sobre a reflexão da ação pedagógica. Nossas conclusões apontam a necessidade de se ampliarem espaços de formação para instrutores surdos e sua docência, a fim de que a comunidade surda possa desfrutar de uma educação ampla e de qualidade como as demais comunidades brasileiras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. pt_BR
dc.date.issued 2007-08
dc.description.abstract In this research we have analysed three versions of a university extension project which was developed through a qualification course for deaf instructors. In this study, we have attempted to know what is done in order to turn deaf instructors into teachers and what strategies are offered in order to prepare them for the teaching profession. We have aimed at identifying beliefs, notions and the competence which enable a deaf instructor to set out as a professional teacher, as well as reflecting on the teaching concept embedded in the educating activities done in the mentioned course. Thus, we have performed a qualitative investigation through which we attempted to describe and interpret the setting, the rules and the dynamics of a certain social group, composed of deaf instructors and hearer-teachers (educators) in a qualification course classroom. In order to do this, we have established a methodological route containing the following: a semi-structured interview applied to the deaf instructors and the hearer-educators; the orienting documents related to the project, in the three versions; the book Libras em Contexto (Brazilian Sign Language in Context), used as a textbook during the qualification course; the educators field diary containing the observations; and the activities (i.e. written exercises, lesson plans, course plans, among others) catalogued according to the project. The theoretical rationale used comprised the studies about beliefs, notions and competence, all of which permeate the realm of studies regarding teacher education. The theoretical rationale made it possible to understand the route taken by the educators during the qualification course, as well as to perceive the influence of beliefs on the strategies offered during the process of educating deaf instructors. The results of the research pointed at the importance of the metalinguistic study of sign language, as a way to move from the user condition to a specialist one, and the awareness towards reflecting on the pedagogical action. Our conclusion pointed out the need to broaden the spaces for deaf instructors education and their teaching, so that the deaf community can enjoy the same excellent comprehensive education as other Brazilian communities do. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413
dc.date.accessioned 2019-04-10T18:45:15Z
dc.date.available 2019-04-10
dc.date.available 2019-04-10T18:45:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Instrutores Surdos - Capacitação pt_BR
dc.subject Atuação Docente pt_BR
dc.subject Deaf Teachers - Training pt_BR
dc.subject Teaching Experience pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rosalva Dias da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training of trainers: an experience that prepares deaf people for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, R. D. da. Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413 pt_BR


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