dc.creator.ID |
SILVA, Rosalva Dias da |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9723515450347713 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
Lino de Araújo, Denise |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO, Ana Dorziat Barbosa de. |
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dc.contributor.referee3 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
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dc.description.resumo |
Esta pesquisa investigou três versões de um Projeto de Extensão Universitária que foi
desenvolvido através de Curso de Capacitação para Instrutores Surdos. Neste estudo,
buscamos saber o que se faz para tornar instrutores surdos professores e que estratégias
são oferecidas para prepará-los para a atuação docente. Tivemos como objetivo
identificar crenças, saberes e competências que preparam o surdo instrutor para a
docência, bem como refletir sobre o conceito de professor que perpassam as atividades
de formação desenvolvidas no referido curso. Sendo assim, desenvolvemos uma
investigação qualitativa, a partir da qual tentamos descrever e interpretar o cenário, as
regras e a dinâmica de um dado grupo social, formado por instrutores surdos e
professoras (formadoras) ouvintes, num contexto de sala de aula de um curso de
capacitação. Para isso, seguimos um percurso metodológico, que foi constituído por uma
entrevista semi-estruturada, aplicada com os instrutores surdos e as formadoras ouvintes;
pelos documentos norteadores relacionados ao projeto, em suas três versões; pelo livro
Libras em Contexto , adotado como livro didático no curso de capacitação; pelo diário de
campo das formadoras, no qual constavam observações; e pelas atividades (exercícios
escritos, planos de aula, planos de curso, entre outros) catalogadas pelo projeto. O
referencial teórico utilizado contemplou o estudo das crenças, dos saberes e das
competências, que permeiam o cenário das pesquisas sobre formação de professores.
Esse referencial possibilitou-nos entender o caminho percorrido pelas formadoras durante
a capacitação e perceber a influência das crenças nas estratégias que foram oferecidas
no processo de formação dos instrutores surdos. Os resultados da pesquisa apontaram
para a importância do estudo metalingüístico da língua de sinais, para a saída de uma
condição de usuário para a de especialista e para uma tomada de consciência sobre a
reflexão da ação pedagógica. Nossas conclusões apontam a necessidade de se
ampliarem espaços de formação para instrutores surdos e sua docência, a fim de que a
comunidade surda possa desfrutar de uma educação ampla e de qualidade como as
demais comunidades brasileiras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-08 |
|
dc.description.abstract |
In this research we have analysed three versions of a university extension project which
was developed through a qualification course for deaf instructors. In this study, we have
attempted to know what is done in order to turn deaf instructors into teachers and what
strategies are offered in order to prepare them for the teaching profession. We have
aimed at identifying beliefs, notions and the competence which enable a deaf instructor to
set out as a professional teacher, as well as reflecting on the teaching concept embedded
in the educating activities done in the mentioned course. Thus, we have performed a
qualitative investigation through which we attempted to describe and interpret the setting,
the rules and the dynamics of a certain social group, composed of deaf instructors and
hearer-teachers (educators) in a qualification course classroom. In order to do this, we
have established a methodological route containing the following: a semi-structured
interview applied to the deaf instructors and the hearer-educators; the orienting
documents related to the project, in the three versions; the book Libras em Contexto
(Brazilian Sign Language in Context), used as a textbook during the qualification course;
the educators field diary containing the observations; and the activities (i.e. written
exercises, lesson plans, course plans, among others) catalogued according to the project.
The theoretical rationale used comprised the studies about beliefs, notions and
competence, all of which permeate the realm of studies regarding teacher education. The
theoretical rationale made it possible to understand the route taken by the educators
during the qualification course, as well as to perceive the influence of beliefs on the
strategies offered during the process of educating deaf instructors. The results of the
research pointed at the importance of the metalinguistic study of sign language, as a way
to move from the user condition to a specialist one, and the awareness towards reflecting
on the pedagogical action. Our conclusion pointed out the need to broaden the spaces for
deaf instructors education and their teaching, so that the deaf community can enjoy the
same excellent comprehensive education as other Brazilian communities do. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413 |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-10T18:45:15Z |
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dc.date.available |
2019-04-10 |
|
dc.date.available |
2019-04-10T18:45:15Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Instrutores Surdos - Capacitação |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Teachers - Training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Experience |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rosalva Dias da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training of trainers: an experience that prepares deaf people for teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, R. D. da. Formação de instrutores: uma experiência que prepara surdos para a docência. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3413 |
pt_BR |