DSpace/Manakin Repository

O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A professora Apolônia Amorim viveu e lecionou em Campina Grande entre 1931 e 1949, tempo do surgimento e expansão da guinada pedagógica conhecida como Escola Nova no Brasil. Na Paraíba, o movimento teve aceitação, sendo uma das militantes (porque era uma causa, à época) a professora Apolônia. No entanto, pouco se sabe de sua vida, embora venha de uma destacada família de classe média alta e, como dizem os parentes, revolucionou a escola em sua cidade. Solteira, Independente, viajava ao Rio de Janeiro, em busca de espaços afetivos, intelectuais e políticos, compondo, assim uma nova forma de ser mulher. Professora do Estado, fundou seu próprio educandário, Ginásio Campinense, aplicando didática da Escola Nova. Devido ao silenciamento na História local sobre suas atividades, lançamos mão de fontes da história oral (MEIHY, 2007; ALBERTI, 2004), embora escassas na composição literária não só de sua biografia, mas de suas atividades pedagógicas. Recorremos, principalmente, à imprensa da época local e estadual, cujos exemplares se encontram na Biblioteca Átila Almeida/UEPB, tanto a de esquerda (A Batalha e A Frente), como a católica (A Imprensa, da capital) e revistas de colégios como Evolução (do Instituto Pedagógico/Alfredo Dantas) e almanaques (LUCA, 2005) de época, tanto da cidade, como do Estado, para desvelar um perfil silenciado desta militante da Escola Nova. No entanto, as fontes jornalísticas forneceram diversos registros que contribuem para a compreensão da história da educação na cidade em conformidade com o que ocorria no país diante do embate entre o ensino laico e o religioso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140
dc.date.accessioned 2024-01-29T11:25:05Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T11:25:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Educação - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - História da Educação pt_BR
dc.subject Apolônia Amorim - Professora - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Professora Apolônia Amorim - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Biografia de educadores pt_BR
dc.subject Educadores - biografia pt_BR
dc.subject Mulheres e educação pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Biblioteca Átila de Almeida - UEPB pt_BR
dc.subject Militante da Escola Nova pt_BR
dc.subject History of Education - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - History of Education pt_BR
dc.subject Apolônia Amorim - Teacher - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Professor Apolônia Amorim - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Biography of educators pt_BR
dc.subject Educators - biography pt_BR
dc.subject Women and education pt_BR
dc.subject New school pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Átila de Almeida Library - UEPB pt_BR
dc.subject New School Militant pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.
dc.creator MELO, Josemir Camilo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Silence and the role in search of sources for the History of Education in Campina Grande: the case of teacher Apolônia Amorim (1904-1949). pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de; MELO, Josemir Camilo de. O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1128-1138. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34140 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta