DSpace/Manakin Repository

Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta comunicação tem como objetivo problematizar a narrativa memorialística de Gilberto Amado em torno de sua formação intelectual. Neste sentido, entendo que ao narrar suas experiências, o autor visa construir imagens de si, objetivando a sua legitimação como sujeito intelectualizado. Um sujeito intelectualizado que como tal tem que possuir um corpo intelectualizado. Esta idéia partiu da discussão empreendida na dissertação de Mestrado, intitulada “Em frente ao espelho: recompondo e decompondo cacos de si: memória e intelectualidade em Gilberto Amado.” Alí, percebi que a construção da imagem do intelectual não perpassa apenas o relato de suas leituras, mas também o relato de todo um cuidado com o corpo e com os espaços que ele freqüentava, desde a infância. Por corpo intelectualizado entendo toda uma gama de prerrogativas que é selecionada por Gilberto Amado na sua descrição enquanto intelectual, um sujeito de saber, isto é, um corpo higiênico, ascético, racional e masculino. Um corpo que nasce com a República e seus ideais civilizatórios. Um corpo de um intelectual e político necessário ao bom regimento da nação. Nesse sentido, este texto é parte de uma discussão maior feita na dissertação acima citada que problematiza como a narrativa em torno do corpo e os demais espaços percorridos - as condições de higiene das Repúblicas e da escola por onde passou ao longo de sua trajetória intelectual, a luta contra seus ímpetos sexuais, as relações com mulheres que passaram por sua vida - atuam na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Nesse sentido, o corpus documental (a literatura memorialista de Gilberto Amado) é encarada como acontecimento discursivo. Encarar a literatura memorialista como acontecimento discursivo significa despojar o acontecimento de toda e qualquer referência a uma origem supostamente determinável ou a qualquer instrumento de causalidade entre as palavras e as coisas. O discurso, nesta perspectiva, não busca um suposto significado original, e sim instaura a interpretação. Entender o discurso como acontecimento é entender que ele funda a interpretação, constrói uma verdade, dá rosto às coisas. Por este motivo, o discurso é objeto de disputa de poder. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
dc.date.accessioned 2024-01-29T11:31:35Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T11:31:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gilberto Amado - formação intelectual pt_BR
dc.subject Relatos de formação intelectual pt_BR
dc.subject Formação intelectual - Gilberto Amado pt_BR
dc.subject Corpo intelectualizado pt_BR
dc.subject Corpo higiênico e masculino pt_BR
dc.subject Higiene e formação intelectual - Gilberto Amado pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Discurso - literatura memorialista pt_BR
dc.subject Diplomata Gilberto Amado pt_BR
dc.subject Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectual pt_BR
dc.subject Gilberto Amado - intellectual formation pt_BR
dc.subject Stories of intellectual formation pt_BR
dc.subject Intellectual training - Gilberto Amado pt_BR
dc.subject Intellectualized body pt_BR
dc.subject Hygienic and masculine body pt_BR
dc.subject Hygiene and intellectual formation - Gilberto Amado pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject Discourse - memoirist literature pt_BR
dc.subject Diplomat Gilberto Amado pt_BR
dc.subject Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectual pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Maria Claudia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative When body and mind need to know: reports of intellectual formation. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Maria Claudia. Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1139-1145. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta