dc.description.resumo |
A presente pesquisa, intitulada de A sexualidade na escola: Concepções e Práticas na Educação Infantil têm como objetivo principal captar o olhar do professor sobre a Orientação Sexual. Esta pesquisa foi realizada numa instituição particular da cidade de Campina Grande-PB, localizada na zona urbana. A amostra dos dados foi constituída por um grupo de quatro professores, sendo 03 do sexo feminino e um do sexo masculino todos graduados em Pedagogia. O estudo foi desenvolvido através de questionário e a análise dos dados ocorreu com fins de investigar como os mestres enfrentam a questão em sala de aula. Chegamos à procriação e do sexo; que possuem pouco embasamento e conhecimento sobre Orientação Sexual; mesmo sabendo da importância do assunto, observa-se que o mesmo não é discutido nem estudado na escola, haja vista os educadores não receberem nenhuma formação ou preparação para trabalhar com as crianças sobre sexualidade. Sabemos que na sociedade esse tema freqüentemente é tratado como assunto proibido e constrangedor. Todavia, hoje em dia, tem estado presente em quase todos os lugares por onde passamos. Embora estejamos no século da informação, da globalização, é incontestável a necessidade do educador trabalhar junto às crianças, auxiliando-os e permitindo que elas desenvolvam sua sexualidade de forma saudável e prazerosa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34147 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-29T17:21:29Z |
|
dc.date.available |
2024-01-29 |
|
dc.date.available |
2024-01-29T17:21:29Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Orientação sexual - concepções de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professores da educação infantil - concepção de sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality at school |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual orientation - teachers' conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education teachers - conception of sexuality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Djanira Rodrigues. |
|
dc.creator |
PASSOS, Paulo Márcio Coutinho. |
|
dc.creator |
ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sexuality at school: concepts and practices in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Djanira Rodrigues; PASSOS, Paulo Márcio Coutinho; ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de. A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1247-1257. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34147 |
pt_BR |