dc.description.resumo |
O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34148 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-29T17:24:00Z |
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dc.date.available |
2024-01-29 |
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dc.date.available |
2024-01-29T17:24:00Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação - Catolé do Rocha - PB |
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dc.subject |
Gênero - formação docente |
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dc.subject |
História oral |
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dc.subject |
Mulheres e educação |
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dc.subject |
Catolé do Rocha - PB - Normalistas |
pt_BR |
dc.subject |
Normalists |
pt_BR |
dc.subject |
History of education - Catolé do Rocha - PB |
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dc.subject |
Gender - teacher training |
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dc.subject |
Oral history |
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dc.subject |
Women and education |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SOUSA, Maria Cleide Soares de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Colégio Normal Francisca Mendes: the role of the normalist in Catholic society (1970-1990). |
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dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1232-1240. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34148 |
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