DSpace Repository

O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC).

Show simple item record

dc.creator.ID GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9800858172207056 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 MELO, Ana Dorziat Barbosa de.
dc.description.resumo O presente trabalho busca explicar situações de leitura no evento comunicativo prova elaborada para videntes em que, à/ao ledor/a, é atribuído um propósito: dar acesso à PC aquela informação escrita. Enquadrada no paradigma qualitativo de pesquisa com característica de microanálise (MOREIRA; CALEFFE, 2006; DENZIN; LINCOLN, (2006), o trabalho fundamentou-se nas contribuições da sociolinguística interacional (GUMPERZ, 1984; Drew; Heritage, 1992 (apud GARCEZ, 2006); GOFFMAN, 1998; RIBEIRO; GUMPERZ, 1998, TANNEN; WALLAT, 1998), de teorias do letramento (STREET, 1984, BARTON; HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001; MORTATI, 2004), de teorias de leitura (SOARES, 1991; BEZERRA, 1999; KLEIMAN, 1989; 2004a; 2004b; CRUZ, 2004; FULGÊNCIO; LIBERATO, 2003) e teorias de inclusão (CARVALHO, 2000; 2004; CAIADO, 2004; JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004; MANTOAN, 2006). Para dar conta dessas situações de leitura, o trabalho utilizou como dados para análise o registro em áudio e vídeo de nove provas em tinta aplicadas a cinco PC e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis ledores/as e cinco PC no intuito de responder às questões: 1) Quais são os possíveis elementos linguísticos, textuais e conteudísticos do evento prova realizada entre ledor/a/PC? 2) Quais as estratégias de leitura utilizadas pelos/as ledores/as no evento prova junto à PC? e 3) Qual a concepção predominante de leitura/ledor/a para a PC? Respondidas as duas primeiras questões, foram detectadas três categorias de ledores/as em consonância com as estratégias de leitura utilizadas e com as orientações recebidas para o processamento da leitura: 1) conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a das orientações da FUNAD e da intuição; 2) ledor/a conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a de orientações extras; e 3) ledor/a não conhecedor/a do assunto, nem animador/a e seguidor/a de orientações referentes as suas experiências. Apesar da segunda categoria de ledores/as ter sido a que melhor atendeu às PC, ainda entendemos ser tal categoria insuficiente para uma leitura proficiente para PC. De posse da reposta à terceira questão referente ao conceito de leitura/ledor/a, propomos, a partir dos elementos ou práticas de leitura insignificativos à sociedade de videntes e captados nas entrevistas realizadas com os/as ledores/as e as PC, uma ampliação nesse conceito. Disso resultou um conceito de ledor/a como marca de pertença a grupos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Especial pt_BR
dc.title O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). pt_BR
dc.date.issued 2009-04-24
dc.description.abstract The present work aims to explain reading situations in the communicative event involving tests prepared for readers who can see, in order to be read to the blind, having the former the purpose to convey the information contained in the event to the latter. Belonging to the qualitative paradigm of research with microanalysis characteristics (MOREIRA and CALEPPE, 2006; DENZIN & LINCOLN, 2006), the study was based on contributions of interactional sociolinguistics (GUMPERZ, 1984; GOFFMAN, 1998; DREW & Heritage, 1992 apud GARCEZ, 2006; RIBEIRO & GUMPEZ, 1998; TANNEN & WALLAT, 1998), literacy theories (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001; MORTATI, 2004), reading theories (BEZERRA, 1999; KLEIMAN, 1989; 2004a; 2004b; FULGÊNCIO & LIBERATO, 2003) and inclusion theories (CARVALHO, 200; 2004; CAIADO, 2004; JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004; MANTOAN, 2006). To cover these reading situations, the study used as analysis data audio and video records of nine tests in ink assigned to five blind students as well as semi-structured interviews with six readers and five blind students, aiming to the following questions: 1) what are the possible linguistic, textual, content-like elements in the testing event conducted between the readers and the blind? 2) What are the reading strategies used by the readers in the testing event with the blind? 3) What is the predominant reading/reader conception towards the blind? Answered the two first questions, three categories of readers were detected according to the reading strategies applied and the instructions received for the reading processing: 1) as an expert in the subject, not as an entertainer, and as someone who just follows the FUNAD’s orientations and his or her own intuitions; 2) as an expert in the subject, as an entertainer, and as someone who just follows extra orientations; 3) and neither as an expert in the subject nor as an entertainer but someone who just follows orientations based on his own experiences only. Despite the second category of readers has been the one that best met the blind’s needs, it does not provide the blind with enough elements for a proficient reading. Based on the answer to the third question concerning the concept of reading and reader, we proposed that this concept be broadened considering the invisible elements related to the reality of readers who can see and that were detected in the interviews involving both the readers and the blind. And this resulted in a concept of reader as the mark of a group. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414
dc.date.accessioned 2019-04-10T19:04:03Z
dc.date.available 2019-04-10
dc.date.available 2019-04-10T19:04:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ledor pt_BR
dc.subject Pessoa Cega pt_BR
dc.subject Estratégia de Leitura pt_BR
dc.subject Evento Comunicativo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Reader pt_BR
dc.subject Reading Strategy pt_BR
dc.subject Communicative Event and Inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The performance of the reader in situations of proof in ink with blind people (PC). pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Z. M. de A. S. O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account