dc.creator.ID |
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9800858172207056 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Ana Dorziat Barbosa de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca explicar situações de leitura no evento comunicativo prova
elaborada para videntes em que, à/ao ledor/a, é atribuído um propósito: dar acesso à
PC aquela informação escrita. Enquadrada no paradigma qualitativo de pesquisa com
característica de microanálise (MOREIRA; CALEFFE, 2006; DENZIN; LINCOLN,
(2006), o trabalho fundamentou-se nas contribuições da sociolinguística interacional
(GUMPERZ, 1984; Drew; Heritage, 1992 (apud GARCEZ, 2006); GOFFMAN, 1998;
RIBEIRO; GUMPERZ, 1998, TANNEN; WALLAT, 1998), de teorias do letramento
(STREET, 1984, BARTON; HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001;
MORTATI, 2004), de teorias de leitura (SOARES, 1991; BEZERRA, 1999; KLEIMAN,
1989; 2004a; 2004b; CRUZ, 2004; FULGÊNCIO; LIBERATO, 2003) e teorias de
inclusão (CARVALHO, 2000; 2004; CAIADO, 2004; JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004;
MANTOAN, 2006). Para dar conta dessas situações de leitura, o trabalho utilizou
como dados para análise o registro em áudio e vídeo de nove provas em tinta
aplicadas a cinco PC e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis ledores/as e
cinco PC no intuito de responder às questões: 1) Quais são os possíveis elementos
linguísticos, textuais e conteudísticos do evento prova realizada entre ledor/a/PC? 2)
Quais as estratégias de leitura utilizadas pelos/as ledores/as no evento prova junto à
PC? e 3) Qual a concepção predominante de leitura/ledor/a para a PC? Respondidas
as duas primeiras questões, foram detectadas três categorias de ledores/as em
consonância com as estratégias de leitura utilizadas e com as orientações recebidas
para o processamento da leitura: 1) conhecedor/a do assunto, não animador/a e
seguidor/a das orientações da FUNAD e da intuição; 2) ledor/a conhecedor/a do
assunto, não animador/a e seguidor/a de orientações extras; e 3) ledor/a não
conhecedor/a do assunto, nem animador/a e seguidor/a de orientações referentes as
suas experiências. Apesar da segunda categoria de ledores/as ter sido a que melhor
atendeu às PC, ainda entendemos ser tal categoria insuficiente para uma leitura
proficiente para PC. De posse da reposta à terceira questão referente ao conceito de
leitura/ledor/a, propomos, a partir dos elementos ou práticas de leitura insignificativos
à sociedade de videntes e captados nas entrevistas realizadas com os/as ledores/as e
as PC, uma ampliação nesse conceito. Disso resultou um conceito de ledor/a como
marca de pertença a grupos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.title |
O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-04-24 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to explain reading situations in the communicative event
involving tests prepared for readers who can see, in order to be read to the blind,
having the former the purpose to convey the information contained in the event to the
latter. Belonging to the qualitative paradigm of research with microanalysis
characteristics (MOREIRA and CALEPPE, 2006; DENZIN & LINCOLN, 2006), the
study was based on contributions of interactional sociolinguistics (GUMPERZ, 1984;
GOFFMAN, 1998; DREW & Heritage, 1992 apud GARCEZ, 2006; RIBEIRO &
GUMPEZ, 1998; TANNEN & WALLAT, 1998), literacy theories (STREET, 1984;
BARTON & HAMILTON, 2000; HAMILTON, 2000; TERZI, 2001; MORTATI, 2004),
reading theories (BEZERRA, 1999; KLEIMAN, 1989; 2004a; 2004b; FULGÊNCIO &
LIBERATO, 2003) and inclusion theories (CARVALHO, 200; 2004; CAIADO, 2004;
JANUZZI, 2004; BRASIL, 2004; MANTOAN, 2006). To cover these reading situations,
the study used as analysis data audio and video records of nine tests in ink assigned
to five blind students as well as semi-structured interviews with six readers and five
blind students, aiming to the following questions: 1) what are the possible linguistic,
textual, content-like elements in the testing event conducted between the readers and
the blind? 2) What are the reading strategies used by the readers in the testing event
with the blind? 3) What is the predominant reading/reader conception towards the
blind? Answered the two first questions, three categories of readers were detected
according to the reading strategies applied and the instructions received for the
reading processing: 1) as an expert in the subject, not as an entertainer, and as
someone who just follows the FUNAD’s orientations and his or her own intuitions; 2)
as an expert in the subject, as an entertainer, and as someone who just follows extra
orientations; 3) and neither as an expert in the subject nor as an entertainer but
someone who just follows orientations based on his own experiences only. Despite the
second category of readers has been the one that best met the blind’s needs, it does
not provide the blind with enough elements for a proficient reading. Based on the
answer to the third question concerning the concept of reading and reader, we
proposed that this concept be broadened considering the invisible elements related to
the reality of readers who can see and that were detected in the interviews involving
both the readers and the blind. And this resulted in a concept of reader as the mark of
a group. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414 |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-10T19:04:03Z |
|
dc.date.available |
2019-04-10 |
|
dc.date.available |
2019-04-10T19:04:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ledor |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa Cega |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Evento Comunicativo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Reader |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Communicative Event and Inclusion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The performance of the reader in situations of proof in ink with blind people (PC). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Z. M. de A. S. O desempenho do/a ledor/a em situações de prova em tinta junto a pessoas cegas (PC). 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3414 |
pt_BR |