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Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências.

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dc.description.resumo As investigações sobre a inteligência são varias e antigas. Sócrates e outros filósofos gregos da antiguidade examinaram questões fundamentais sobre a hereditariedade da inteligência, a classificação de pessoas por sua inteligência (sabedoria), o papel dos sentidos e a ideia de que o conhecimento poderia ser inato. No século XIX, teorias exploravam a natureza material do corpo, para estabelecer o funcionamento da mente. Já no inicio do século XX, foi desenvolvido o teste de inteligência mais conhecido, como QI. No final do século passado, Gardner apresenta uma forma de compreender a inteligência, propondo as chamadas inteligências múltiplas. O presente trabalho traz resultados parciais de um Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE em Campina Grande-PB. Neste Projeto estão sendo observadas e estimuladas as inteligências múltiplas, a partir do trabalho de mães e professoras com artes na APAE – Campina Grande. A proposta desta pesquisa é refletir e analisar as práticas educacionais destes/destas profissionais embasando-se nos estudos de Howard Gardner, em documentos legais sobre inclusão e em textos de educação inclusiva. Dessa forma a arte torna-se ferramenta indispensável dentro do processo de inclusão, não apenas fazendo parte de um currículo, mas investigando o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do exercício de suas potencialidades, em seus processos de criação, integração e socialização com as pessoas com ou sem deficiência na utilização de materiais e cooperação nas oficinas de artes. Neste sentido, investigamos as contribuições das múltiplas inteligências no exercício docente de professoras da APAE descrevendo como se configuram as aulas de artes. A análise ocorre no âmbito das práticas educacionais destes/destas profissionais. Assim, vislumbra-se o desejo de que à luz das teorias de gênero na formação de professores e professoras e a prática da inclusão educacional, seja possível, ampliando as condições e oportunidade para exercício da cidadania pró-inclusão social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153
dc.date.accessioned 2024-01-29T17:48:00Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T17:48:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inteligências múltiplas pt_BR
dc.subject Artes pt_BR
dc.subject Trabalhos com artes pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject APAE - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Práticas educacionais pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Multiple intelligences pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Art work pt_BR
dc.subject Disabled people pt_BR
dc.subject Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Lívia Maria Serafim.
dc.creator MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo.
dc.creator SANTOS, Lígia Pereira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of multiple intelligences from arts work for people with disabilities. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Lívia Maria Serafim; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo; SANTOS, Lígia Pereira dos. Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1381-1386. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153 pt_BR


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