dc.description.resumo |
As investigações sobre a inteligência são varias e antigas. Sócrates e outros filósofos gregos da antiguidade examinaram questões fundamentais sobre a hereditariedade da inteligência, a classificação de pessoas por sua inteligência (sabedoria), o papel dos sentidos e a ideia de que o conhecimento poderia ser inato. No século XIX, teorias exploravam a natureza material do corpo, para estabelecer o funcionamento da mente. Já no inicio do século XX, foi desenvolvido o teste de inteligência mais conhecido, como QI. No final do século passado, Gardner apresenta uma forma de compreender a inteligência, propondo as chamadas inteligências múltiplas. O presente trabalho traz resultados parciais de um Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE em Campina Grande-PB. Neste Projeto estão sendo observadas e estimuladas as inteligências múltiplas, a partir do trabalho de mães e professoras com artes na APAE – Campina Grande. A proposta desta pesquisa é refletir e analisar as práticas educacionais destes/destas profissionais embasando-se nos estudos de Howard Gardner, em documentos legais sobre inclusão e em textos de educação inclusiva. Dessa forma a arte torna-se ferramenta indispensável dentro do processo de inclusão, não apenas fazendo parte de um currículo, mas investigando o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do exercício de suas potencialidades, em seus processos de criação, integração e socialização com as pessoas com ou sem deficiência na utilização de materiais e cooperação nas oficinas de artes. Neste sentido, investigamos as contribuições das múltiplas inteligências no exercício docente de professoras da APAE descrevendo como se configuram as aulas de artes. A análise ocorre no âmbito das práticas educacionais destes/destas profissionais. Assim, vislumbra-se o desejo de que à luz das teorias de gênero na formação de professores e professoras e a prática da inclusão educacional, seja possível, ampliando as condições e oportunidade para exercício da cidadania pró-inclusão social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-29T17:48:00Z |
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dc.date.available |
2024-01-29 |
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dc.date.available |
2024-01-29T17:48:00Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Inteligências múltiplas |
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dc.subject |
Artes |
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dc.subject |
Trabalhos com artes |
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dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
APAE - Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE |
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dc.subject |
Educação especial |
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dc.subject |
Práticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão educacional |
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dc.subject |
Multiple intelligences |
pt_BR |
dc.subject |
Art |
pt_BR |
dc.subject |
Art work |
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dc.subject |
Disabled people |
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dc.subject |
Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
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dc.subject |
Educational practices |
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dc.subject |
Educational inclusion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Lívia Maria Serafim. |
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dc.creator |
MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo. |
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dc.creator |
SANTOS, Lígia Pereira dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of multiple intelligences from arts work for people with disabilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Lívia Maria Serafim; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo; SANTOS, Lígia Pereira dos. Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1381-1386. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153 |
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