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Conceito de Supervisão: Evolução Histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje Este trabalho é um recorte da monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba em 2009, cujo título nomeia este artigo. Teve como objetivo o enfoque do conceito de supervisão, tentando compreender a sua evolução, principalmente, nas últimas três décadas, numa perspectiva inclusiva da função supervisora nas escolas, e, particularmente, com enfoque no trabalho docente das professoras. Sendo Assim, foram postas nos dispositivos textuais consultados, Supervisão de Ensino, que evolui para Supervisão Escolar, e, por fim, para Supervisão Educacional. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A amostra da referida pesquisa se constitui por 07 professoras/supervisoras. A metodologia adotada teve como pressuposto a análise bibliográfica e a história oral acerca das concepções de supervisão das professoras/supervisoras, o que possibilita a compreensão do objeto estudado no contexto histórico no qual ele acontece. A pesquisa teve como base e subsídios teóricos (SPERB, 1978), (PRZYBYLSKI, 1985), (MEC, 1974), (SILVA, 1985), (ALARCÃO, 2001), (ABDALLA, 2007). Estudos que apontam para mudanças na definição do conceito de supervisão durante o período correspondente aos anos 1960-2007. Como resultado, constatou-se que as respostas das informantes convergem com as concepções discutidas pelos/as autores/as aqui apresentados/as. Portanto, destaca-se que o debate sobre a supervisão leva a uma reflexão sobre o olhar da inclusão das supervisoras quanto ao papel a desenvolver no processo educativo. |
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RODRIGUES, Josefa Telma; SÀNCHEZ, Martín Sebastián. Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1412-1418. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156 |
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