DSpace/Manakin Repository

Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Conceito de Supervisão: Evolução Histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje Este trabalho é um recorte da monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba em 2009, cujo título nomeia este artigo. Teve como objetivo o enfoque do conceito de supervisão, tentando compreender a sua evolução, principalmente, nas últimas três décadas, numa perspectiva inclusiva da função supervisora nas escolas, e, particularmente, com enfoque no trabalho docente das professoras. Sendo Assim, foram postas nos dispositivos textuais consultados, Supervisão de Ensino, que evolui para Supervisão Escolar, e, por fim, para Supervisão Educacional. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A amostra da referida pesquisa se constitui por 07 professoras/supervisoras. A metodologia adotada teve como pressuposto a análise bibliográfica e a história oral acerca das concepções de supervisão das professoras/supervisoras, o que possibilita a compreensão do objeto estudado no contexto histórico no qual ele acontece. A pesquisa teve como base e subsídios teóricos (SPERB, 1978), (PRZYBYLSKI, 1985), (MEC, 1974), (SILVA, 1985), (ALARCÃO, 2001), (ABDALLA, 2007). Estudos que apontam para mudanças na definição do conceito de supervisão durante o período correspondente aos anos 1960-2007. Como resultado, constatou-se que as respostas das informantes convergem com as concepções discutidas pelos/as autores/as aqui apresentados/as. Portanto, destaca-se que o debate sobre a supervisão leva a uma reflexão sobre o olhar da inclusão das supervisoras quanto ao papel a desenvolver no processo educativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156
dc.date.accessioned 2024-01-29T17:53:15Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T17:53:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Conceito de supervisão - evolução pt_BR
dc.subject Supervisão de ensino pt_BR
dc.subject Supervisão educacional pt_BR
dc.subject School supervision pt_BR
dc.subject Supervision concept - evolution pt_BR
dc.subject Teaching supervision pt_BR
dc.subject Educational supervision pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Josefa Telma.
dc.creator SÀNCHEZ, Martín Sebastián.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical evolution and different conceptions of supervisors today. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Josefa Telma; SÀNCHEZ, Martín Sebastián. Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1412-1418. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34156 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta