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dc.description.resumo O eixo central desta investigação é a instrução escolar feminina em Natal, entre os anos de 1889 e 1899. Justifico este recorte histórico por ser um período caracterizado por modificações políticas no Brasil e no Rio Grande do Norte, refletindo na educação destinada às mulheres. Utilizamos como fonte o jornal A República, a Legislação Federal e Estadual e o Almanak para o Rio Grande do Norte, do mesmo período. O discurso da educação, enquanto prática para a formação dos cidadãos possibilitou à mulher uma inserção maior na vida pública como aluna e professora nas escolas femininas da cidade. As mudanças na educação sempre estiveram atreladas às mudanças sociais. E se não percebemos no período em estudo uma modificação no plano ideológico, pois a organização republicana também percebia a mulher no âmbito privado, percebemos algumas táticas por ela utilizadas na ampliação curricular oferecida nas escolas privadas que incluía o ensino de língua estrangeira, o que possibilitava um maior à leitura. O aumento significativo de salas de aula particulares para mulheres no setor privado, expresso nos anúncios encontrados, revela a contribuição desse setor social a uma educação emancipatória para as mulheres natalenses. Falar de emancipação nesse sentido é falar de um momento histórico específico em que, mesmo educando e sendo educadas para o lar, as mulheres eram professoras, escritoras e dividiam o espaço público com os homens na pequena Natal, com 13.725 habitantes. O que caracterizava o ensino nas instituições escolares femininas era um currículo que priorizava a educação da mulher para além do aspecto instrucional. A professora cumpria um papel significativo nesse processo educacional: era preciso que a mulher/professora possuísse uma conduta social que reforçasse o discurso da virtude e da moralidade dentro e fora do lar. No espaço público e privado, era de sua responsabilidade exercer uma influência benéfica que contribuiria para a moralização da sociedade. No limiar do século XIX a educação das mulheres era percebida como uma educação mais ampla expressa nos Trabalhos Manuais e nas Línguas Estrangeiras constantes do currículo escolar. Buscava-se, através da educação feminina, uma educação estética e plurilingüística em uma cidade que pretendia acompanhar o sentido de urbanidade que iria impregnar o século XX. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Instrução escolar feminina (1889-1899). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34160
dc.date.accessioned 2024-01-29T18:05:03Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T18:05:03Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Instrução escolar feminina - Natal - RN pt_BR
dc.subject Educação de mulheres - Natal - RN 1889-1899 pt_BR
dc.subject História da educação Natal-RN - 1989-1899 pt_BR
dc.subject Jornal a República pt_BR
dc.subject Mulheres e formação educacional pt_BR
dc.subject Female school instruction - Natal - RN pt_BR
dc.subject Women's education - Natal - RN 1889-1899 pt_BR
dc.subject History of education Natal-RN - 1989-1899 pt_BR
dc.subject Newspaper the Republic pt_BR
dc.subject Women and educational background pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO, Rossana Kess Brito de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Female school instruction (1889-1899). pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO, Rossana Kess Brito de Souza. Instrução escolar feminina (1889-1899). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1305-1313. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34160 pt_BR


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