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O discurso higienista sobre a família moderna: a mulher sadia.

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dc.description.resumo Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada “A centralidade da maternagem na relação pedagógica da educação infantil: o discurso de docentes e famílias usuárias de creche”, que teve como objetivo discutir a feminização do magistério, bem como a idéia da maternagem como norteadora da prática pedagógica na Educação Infantil, considerando o mito da mulher-mãe como educadora nata. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em uma creche estadual em Campina Grande-PB. Participaram da pesquisa dez professoras e dez integrantes de famílias usuárias da respectiva creche. Para discutirmos essa questão, necessário se fez caminharmos pela história da mulher, enfocando a construção do feminino como algo “natural”, onde discutimos os canais de inferiorização da mulher, ou seja, a construção do estatuto social da mulher eivado por estereótipos ou reducionismos, dentre eles, o discurso do médico higienista, que constitui-se o presente trabalho. O processo de urbanização e a consolidação do Estado Nacional no século XIX, implicava em uma nova organização da família (família burguesa), redefinindo o papel feminino no interior do lar, marcado pela valorização da maternidade e pela importância do amor familiar. Assim, os médicos chamados então de “higienistas”, “sanitaristas”, “higiênicos”, estabeleceram alianças com as famílias, visando, dentre outros interesses, um novo modelo de feminilidade, traduzido na questão esposa/dona-decasa/ mãe-de-família. O convencimento em voga sobre a existência de uma “natureza feminina”, expressa por fragilidade e afeto, legitimado pelo pensamento científico da época, levou estes médicos a discursos amedrontadores sobre as conseqüências maléficas de contrariar-se essa natureza. Para eles “desenvolver o cérebro, implicava em não nutrir o útero e, por isso, se o fizesse, ela não poderia mais servir à reprodução da espécie”. Os higienistas difundiram, ainda, a ideia de que “o cérebro do homem capacitava-o para as profissões intelectuais, enquanto o da mulher só lhe permitia exercer atividades domésticas”. Podemos ver que a nova ordem familiar produzida pela ordem médica investiu em conceitos que subestimaram e inferiorizaram a mulher, formando indivíduos domesticados de modo que todas as condutas que não correspondessem às exigências deste fossem consideradas antinaturais e anormais. Consideramos que o entendimento da condição da mulher é elucidativo para a compreensão de pontos da educação infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O discurso higienista sobre a família moderna: a mulher sadia. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34162
dc.date.accessioned 2024-01-29T18:43:38Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T18:43:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Mulher sadia pt_BR
dc.subject Discurso higienista pt_BR
dc.subject Família moderna pt_BR
dc.subject Creche - famílias usuárias pt_BR
dc.subject História da mulher pt_BR
dc.subject Estereótipos femininos pt_BR
dc.subject Médicos higienistas - famílias pt_BR
dc.subject Questão de gênero - higienismo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Healthy woman pt_BR
dc.subject Hygienist speech pt_BR
dc.subject Modern Family pt_BR
dc.subject Daycare - user families pt_BR
dc.subject Women's history pt_BR
dc.subject Female stereotypes pt_BR
dc.subject Hygienists - families pt_BR
dc.subject Gender issue - hygiene pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The hygienist discourse on the modern family: the healthy woman. pt_BR
dc.identifier.citation BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. O discurso higienista sobre a família moderna: a mulher sadia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1321-1329. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34162 pt_BR


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