DSpace/Manakin Repository

O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esse trabalho apresenta uma discussão sobre os diversos tipos de bullings (re)produzidos por professores(as) e alunos(as) no cotidiano escolar, a partir de relatos de experiências narradas por Orientadores Educacionais em sua prática educacional. Tal discussão baseia-se nas atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, parcialmente, no estágio supervisionado de Orientação Educacional (O.E.), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Concepção de Orientação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico, o qual foi realizado na Escola Municipal de Campina Grande-PB, no primeiro ciclo final do Ensino Fundamental I (3º ano) que funciona no turno da manhã. As atividades didático-pedagógicas fundam-se numa observação participante e na operacionalização de atividades no interior da escola junto ao corpo docente e discente, sobretudo com professores (as) e alunos (as). Estas foram planejadas baseadas nas contribuições da Educação Inclusiva, das funções da Orientação Educacional na escola pública do sistema educacional brasileiro, face aos tipos de bullings vivenciados nos relacionamentos interpessoais dos (as) alunos (as)-alunos (as) e alunos (as)-professores (as), tendo em vista estimular e construir uma cultura de paz nos relacionamentos interpessoais em sala de aula e além desta. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a orientadores educacionais e alunos (as) na referida escola, os quais revelam que os bullings são construídos e (re)produzidos não apenas por alunos(as), mas também por professores(as). A partir da apresentação e da discussão dos dados percebeu-se que os bullings provocam dificuldades de relacionamentos entre alunos (as)-alunos (as), estimulando a violência e reforçando a autodesvalorização entre eles. Estes também comprometem os relacionamentos entre aluno (as)-professores (as), quanto ao desempenho das aprendizagens sócio-afetivo-cognitivas dos (as) alunos (as), a exemplo do desprazer pela leitura e da produção textual e na resolução dos cálculos matemáticos. Os bullings elevam o desinteresse das crianças em desejarem o espaço escolar e reforçam os diversos tipos de preconceitos sócio- pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163
dc.date.accessioned 2024-01-29T18:46:47Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T18:46:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Bullying no cotidiano escolar pt_BR
dc.subject Estágio de orientação educacional pt_BR
dc.subject Observação participante pt_BR
dc.subject Orientadores educacionais pt_BR
dc.subject Bullying praticado por professores pt_BR
dc.subject Bullying in everyday school life pt_BR
dc.subject Educational guidance internship pt_BR
dc.subject Participant observation pt_BR
dc.subject Educational advisors pt_BR
dc.subject Bullying by teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Sandra Alencar.
dc.creator SOUSA, Simone Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Helen Maria Silva.
dc.creator SANTIAGO, Zelia Maria Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Bullying in everyday school life: an experience in the educational guidance internship. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Sandra Alencar; SOUSA, Simone Silva; OLIVEIRA, Helen Maria Silva; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1404-1411. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta