dc.description.resumo |
Este trabalho concebe a Educação Especial como uma das áreas da Educação que pode ser mais beneficiada com o avanço tecnológico, sobretudo em relação às TICs, utilizadas como Tecnologias Assistivas, e discute implicações em relação à formação do/a professor/a diante desta nova realidade considerando que essas tecnologias, produtos, ou metodologias, permitem desvelar todas as potencialidades de alunos/as com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade no sentido de favorecer aos mesmos uma qualidade de vida como cidadão/ã de direitos. Essas pessoas possuem potencialidades que precisam apenas ser catalisadas como propostas desafiadoras de comunicação, intervenção, ensino e interação social na busca do seu desenvolvimento pleno. A inclusão é uma condição necessária, especialmente no que concerne a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho, onde os portadores de necessidades especiais devem encontram o seu espaço. As Tecnologias Assistivas são exemplos que podem proporcionar este fator de equidade permitindo desenvolver as potencialidades das PNEEs e atenuando a discriminação existente, que provoca algumas restrições no meio familiar, pessoal, escolar e social. A dinâmica do trabalho em relação às Tecnologias Assistivas tem efeito sobre os/as docentes. Fundamentamos a investigação nos estudos culturais e na análise do discurso, pela necessidade de adquirirmos conhecimentos em relação à temática para a identificação da história nos significados textuais e desses significados na história. Elegemos escolas dos primeiros anos do Ensino Fundamental para dar voz aos/as nossos/as interlocutores/as e mapear tensões e conflitos que lhes são peculiares. A relevância atribuída a esta investigação reside no entendimento de que a formação de docentes para o magistério da Educação Básica, no que concerne às Tecnologias Assistivas, além dos conhecimentos específicos para o saber-fazer pedagógico necessita investir na subjetividade para transformar cada docente num trabalhador/a capaz de aprender-a-aprender no seu próprio embate profissional. É necessário uma formação de professores/as e técnicos/as para a Educação Especial que conheça o que são Tecnologias Assistivas e o que realmente é inclusão social de fato, uma vez que o uso de meios potencializados podem minimizar as limitações geradas pela deficiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-29T18:53:52Z |
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dc.date.available |
2024-01-29 |
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dc.date.available |
2024-01-29T18:53:52Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Tecnologias assistivas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia e educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de necessidades especiais em educação |
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dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Assistive technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
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dc.subject |
Inclusive education |
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dc.subject |
Technology and inclusive education |
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dc.subject |
People with special needs in education |
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dc.subject |
Speech analysis |
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dc.subject |
Cultural studies |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Edilazir Lopes da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Assistive technologies: new technologies in the school context and teacher training. |
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dc.identifier.citation |
CUNHA, Edilazir Lopes da. Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1258-1267. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34165 |
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