dc.description.resumo |
O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-29T19:23:19Z |
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dc.date.available |
2024-01-29 |
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dc.date.available |
2024-01-29T19:23:19Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Inclusão |
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dc.subject |
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
APAE - Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
SENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Association of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Disabled people |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira. |
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dc.creator |
SANTOS, Lígia Pereira dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
In the territories of inclusion: an educational action by SENAI together with APAE. |
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dc.identifier.citation |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira; SANTOS, Lígia Pereira dos. Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1393-1397. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
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