DSpace/Manakin Repository

Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial, denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social. Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador, sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores – a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um “abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere Nascimento (1997,p.89): A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e, por conseqüência, com o aumento da desigualdade social. Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172
dc.date.accessioned 2024-01-29T19:32:02Z
dc.date.available 2024-01-29
dc.date.available 2024-01-29T19:32:02Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Projeto Um Computador por Aluno - Brasil pt_BR
dc.subject Ukinha - laptop educacional pt_BR
dc.subject UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Política de inclusão digital pt_BR
dc.subject Educação e inclusão digital pt_BR
dc.subject Informática na educação pt_BR
dc.subject One Computer per Student Project - Brazil pt_BR
dc.subject UCA - One Computer per Student Project - Brazil pt_BR
dc.subject Digital inclusion pt_BR
dc.subject Digital inclusion policy pt_BR
dc.subject Education and digital inclusion pt_BR
dc.subject IT in education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Daniel Torquato Fonseca de.
dc.creator FONSECA, Ivonildes da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Getting along with Ukinha: history of the first steps of the One Computer per Student (UCA) project in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta