dc.description.resumo |
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento histórico da fase inicial,
denominada “pré-piloto”, do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal
brasileiro que, como a denominação indica é a concretização de uma proposta governamental
em atender a necessária inclusão digital que por extensão torna-se inclusão social.
Essa Inclusão Digital é mais que o acesso aos computadores, a internet é compreendida
como a apropriação tecnológica como uma ferramenta facilitadora na vida de quem as usas. O
Brasil mesmo ainda registrando numero baixo de residencias que possuem computador,
sempre aparece como um dos países de destaques no acesso a rede mundial de computadores
– a internet. Hoje o Brasil conta com mais de 30 milhões de usuários na rede, sendo o quinto
país no ranking mundial com maior números de conexões na internet. Vale ressaltar que em nosso entendimento a inclusão social plena passa também por
outros itens além desse, o de dotar o estudante de um computador e dos ensinamentos para
que o mesmo possa manuseá-los. Todavia, a aquisição dessa ferramenta tecnológica é
fundamental para os acessos decorrentes seja no universo escolar, nas transações comerciais e
em outros âmbitos sociais. Acerca da conceituação de exclusão social, diz Nascimento (1997,p.88) que há um
“abuso” deste termo que inclusive é polissêmico e dessa forma “termina por não servir a
quase nada.” Assim, este mesmo autor pontua:”O campo teórico da exclusão é múltiplo. Tanto
pode ser definido como o campo de estudo das desigualdades sociais, quanto do estigma ou mesmo da sociologia do desvio”. Para o nosso objetivo. a exclusão social é entendida como desigualdade social e o
estigma vem junto. No momento histórico, mais precisamente a partir dos anos de 1970 com
as “mudanças tecnológicas” a sociedade se encaminha para ser a da “informação” e havendo
pessoas fora dessa sociedade ocorre uma estigmatização, sobretudo porque como infere
Nascimento (1997,p.89):
A dimensão mais central nos estudos em torno da exclusão é ainda a
econômica,e,mais precisamente, a do mercado de trabalho.A maioria dos estudos
relacionam sempre as situações de exclusão com o crescimento do desemprego e,
por conseqüência, com o aumento da desigualdade social.
Focando o UCA, diremos que o período pré-piloto teve início em 2005, quando
Nicholas Negroponte, um dos idealizadores do projeto OLPC (One Laptop per child – Um
laptop por criança), apresentou o protótipo do laptop ao presidente Lula, até 2007 quando
foram iniciadas as implementações do UCA em cinco escolas públicas brasileiras, em caráter
experimental, visando avaliar o uso dos laptops pelos estudantes em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-29T19:32:02Z |
|
dc.date.available |
2024-01-29 |
|
dc.date.available |
2024-01-29T19:32:02Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Um Computador por Aluno - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Ukinha - laptop educacional |
pt_BR |
dc.subject |
UCA - Projeto Um Computador por Aluno - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Política de inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Informática na educação |
pt_BR |
dc.subject |
One Computer per Student Project - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
UCA - One Computer per Student Project - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion policy |
pt_BR |
dc.subject |
Education and digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
IT in education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de. |
|
dc.creator |
FONSECA, Ivonildes da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Getting along with Ukinha: history of the first steps of the One Computer per Student (UCA) project in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Daniel Torquato Fonseca de; FONSECA, Ivonildes da Silva. Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1241-1246. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34172 |
pt_BR |