dc.description.resumo |
Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
|
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-30T19:24:14Z |
|
dc.date.available |
2024-01-30 |
|
dc.date.available |
2024-01-30T19:24:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia de cordel e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
História e Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel poetry and teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
String poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literature of twine |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Andrea Cristina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 |
pt_BR |