DSpace/Manakin Repository

“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho pretende abordar o uso da literatura de cordel no ensino de História, mostrando como a poesia de cordel pode ser uma rica ferramenta utilizada na prática de ensino para o professor de história em sala de aula. Para isso, é necessário colocarmos que a união entre história e literatura de cordel tornou-se possível a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais, que alargaram o campo de estudos não só da História como de outras tantas disciplinas, e trouxe consigo rupturas e incorporações que contribuíram para uma nova perspectiva teórica, assim como novas problemáticas. Assim, documentos como o cordel, por exemplo, puderam ser vistos e utilizados como documentos históricos. Desta maneira, a literatura de cordel se mostra como material didático rico para o ensino de história porque oferece não só a riqueza estilística da literatura de cordel, como também as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, política e econômica. E, além disso, sua rima de alguma forma facilita tanto a leitura como o aprendizado. Dessa maneira, utilizaremos autores como GRILLO (2008), PESAVENTO (1995) E ESCOSTEGUY (2006), autores que fazem a reflexão de como é que a literatura de cordel pode contribuir para um ensino de história mais crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187
dc.date.accessioned 2024-01-30T19:24:14Z
dc.date.available 2024-01-30
dc.date.available 2024-01-30T19:24:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Poesia de cordel e ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cordel e ensino de História pt_BR
dc.subject Poesia de cordel pt_BR
dc.subject História e Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Estudos culturais pt_BR
dc.subject Cordel poetry and teaching History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Cordel and History teaching pt_BR
dc.subject String poetry pt_BR
dc.subject Cordel History and Literature pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Cultural studies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Andrea Cristina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Awakening the poet”: cordel poetry as a tool for teaching History. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Andrea Cristina. “Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1522-1530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34187 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta