DSpace/Manakin Repository

Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A proposta deste trabalho é a análise das práticas cotidianas metodológicas do ensino de história na sala de aula durante realização do estágio supervisionado I, atentando para o reconhecimento de práticas pedagógicas tradicionais, e efetivar a reinvenção dessas práticas, substituindo-as por possibilidades pedagógicas que envolvam cinema, música, teatro e estudo da semiótica onde haja a produção de debates multiculturais, formação de cidadãos pensantes cientes do seu papel na sociedade atual brasileira bem como privilegiar as várias formas de leitura inclusas na historiografia. Reinventar as práticas pedagógicas tradicionais no ensino de história, ou seja, ampliar os recursos didáticos favorecendo as diferentes leituras dos acontecimentos, objetivando a construção crítica e reflexiva dos alunos tornouse um desafio devido os baixos rendimentos, a evasão, como também a falta de interesse dos alunos durante as aulas de História, que refletem a problemática da utilização de métodos tradicionais arraigados nas práticas de alguns professores de História, os quais insistem em trabalhar memorizações, repetições, monólogos a cerca de verdades absolutas imutáveis aptas apenas para transmissão; tornando a disciplina cansativa, enfadonha, improdutiva. Introduzir nas aulas de Histórias uma didática que esteja em consonância com a realidade do alunado, aproveitando seus conhecimentos prévios, privilegiando a interação entre professor e aluno, troca de experiências, debates; utilizar recursos tais como cinema, literatura, documentários, jornais e teatro consistem o objetivo principal deste projeto tendo em vista a relevância da implantação destes procedimentos que favorecem não somente a assimilação dos conteúdos, mas que, sobretudo haja o entendimento dos acontecimentos da sociedade vivenciada pelos alunos e que os mesmos obtenham consciência do seu papel de cidadão aprendendo a interagir e situar-se na mesma. Os alunos serão os maiores beneficiários com o objetivo do projeto uma vez que a substituição das práticas tradicionais pelas contribuições do ensino de História reflexivo, questionador e crítico acarreta na formação do senso crítico dos alunos conseqüentemente torna possível o posicionamento ativo diante os conteúdos didáticos bem como da sociedade, havendo também o reconhecimento entre a relação direta entre ambos. A proposta do projeto implica no combate às inflexibilidades do currículo, do professor “togado” e do saber sistematizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34195
dc.date.accessioned 2024-01-30T20:12:45Z
dc.date.available 2024-01-30
dc.date.available 2024-01-30T20:12:45Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado em História pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas - ensino de História pt_BR
dc.subject Práticas metodológicas - ensino de História pt_BR
dc.subject Reinvenção de práticas pedagógicas - ensino de História pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - ensino de História pt_BR
dc.subject Didática - ensino de História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Supervised internship in History pt_BR
dc.subject Pedagogical practices - teaching History pt_BR
dc.subject Methodological practices - History teaching pt_BR
dc.subject Reinvention of pedagogical practices - History teaching pt_BR
dc.subject Didactic resources - History teaching pt_BR
dc.subject Didactics - History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Liana Vieira da Rocha.
dc.creator OLIVEIRA, Josenilda Sales de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative For a reinvention of traditional pedagogical practices in History teaching. pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Liana Vieira da Rocha; OLIVEIRA, Josenilda Sales de. Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1610-1616. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34195 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta