DSpace/Manakin Repository

Um literato que invadiu a alcova de gênero: os contos de Machado de Assis na construção do comportamento feminino no final do século XIX e sua aplicação para o ensino de História do Brasil – por um novo diálogo entre História, Gênero e Literatura.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Minha caminhada pelos contos de Machado de Assis, correspondente ao período de 1858 a 1878, me levaram tanto a saboreá-lo e questioná-lo quanto a desconfiar de suas intenções, pois só assim, não corri o perigo de perder o crème de La crème de sua construção, e nesse exercício a construção do comportamento feminino enveredando por questionamentos que as relações de Gênero começam a lançar suas lentes para o final do século XIX e para osm seus contos, a partir daí me vi envolvido com sua contribuição ao Ensino de História para o período que corresponde a transição entre a crise do Império e a chegada da República, nove anos depois do período aqui trabalhado, ajudando a problematizar as transformações que o Brasil enfrentava, pois nos anos seguintes ele se declararia republicano e assumiria uma nova fase em seus contos, considerados por alguns estudiosos – mais radical. Busco problematizar essa construção, perpassado por aspectos que se deslocam com suas personagens, assim, o feminino constrói-se através de Machado de Assis para depois também serem/aparecerem desconstruídas/soçobradas em suas relações com o poder patriarcal (também em crise, assim, como o Império e a escravidão). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Um literato que invadiu a alcova de gênero: os contos de Machado de Assis na construção do comportamento feminino no final do século XIX e sua aplicação para o ensino de História do Brasil – por um novo diálogo entre História, Gênero e Literatura. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34196
dc.date.accessioned 2024-01-30T20:12:58Z
dc.date.available 2024-01-30
dc.date.available 2024-01-30T20:12:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Literatura e História pt_BR
dc.subject Machado de Assis pt_BR
dc.subject Comportamento feminino - final do século XIX pt_BR
dc.subject Ensino de História do Brasil pt_BR
dc.subject Gênero, História e Literatura pt_BR
dc.subject Diálogo entre gênero, História e Literatura pt_BR
dc.subject Contos brasileiros - Machado de Assis pt_BR
dc.subject Literatura brasileira - machados e assis pt_BR
dc.subject Conto e História pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Literature and History pt_BR
dc.subject Female behavior - late 19th century pt_BR
dc.subject Teaching Brazilian History pt_BR
dc.subject Gender, History and Literature pt_BR
dc.subject Dialogue between gender, History and Literature pt_BR
dc.subject Brazilian short stories - Machado de Assis pt_BR
dc.subject Brazilian literature - axes and assis pt_BR
dc.subject Tale and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A literary man who invaded the gender alcove: the stories of Machado de Assis in the construction of female behavior at the end of the 19th century and their application to the teaching of Brazilian History – for a new dialogue between History, Gender and Literature. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Leonardo Bruno. Um literato que invadiu a alcova de gênero: os contos de Machado de Assis na construção do comportamento feminino no final do século XIX e sua aplicação para o ensino de História do Brasil – por um novo diálogo entre História, Gênero e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1531-1541. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34196 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta