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Analisar a corporeidade de homens e mulheres através das fotografias
publicadas pela revista Era Nova, na Paraíba dos anos 1920, coloca-se como o centro de
um trabalho de pesquisa em andamento, a partir do qual anuncia-se aqui alguns
percursos iniciais.1 No caso, recorta-se um olhar sobre os aspectos e preocupações
teóricas e metodológicas que norteiam o trabalho, com o intuito de colaborar com uma
discussão acerca da relação entre corpo, gênero e imagem, no âmbito da pesquisa e do
ensino de História.
Busca-se, nesse exercício, aproximar-se da ideia sugerida por Michel
Foucault(1979) de pensar o corpo como “superfície de inscrição dos acontecimentos”,
historicizando seus aspectos materiais e subjetivos enquanto discussão fundamental para
o estudo das sensibilidades de uma época e sociedade, de seus engenhos, técnicas, da
constituição dos sujeitos e dos dispositivos reguladores de assujeitamento destes.
As perspectivas aqui propostas, de gênero e estudos da corporeidade, por sua
vez, entrelaçam-se ao desafio de trabalhar com materiais e linguagens diversas, entre as
quais, aquelas ancoradas em imagens.2 A fotografia, em particular, como adverte André
Rouillé (2009), até pelo seu recente reconhecimento cultural e artístico, no plano das
pesquisas, teorias e textos, é ainda um objeto novo, pouco explorado por autores e
teóricos. Assim, com a curiosidade e cuidado de principiante, procura-se mais que publicizar e indicar caminhos ou pontos de chagada, compartilhar impressões e questões
experimentadas nesse percurso. |
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ABRANTES, Alômia. ngulos de gênero e história: leituras de retratos na revista “Era Nova” (1920). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1674-1684. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34198 |
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