DSpace/Manakin Repository

Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho discute as implicações políticas e epistemológicas que envolvem a relação entre historiografia e ensino de história na nossa contemporaneidade. Partiremos do princípio de que desde sua instituição disciplinar os saberes históricos foram se modificando e, consequentemente, proporcionando mudanças no ensino de História. Mudanças que reelaboram não apenas as práticas historiográficas em termos epistemológicos, mas, também as práticas didáticopedagógicas veiculadas na educação escolar. De acordo com essa compreensão, discutiremos as contribuições que o positivismo, o marxismo e a chamada Nova História têm dado para a constituição de metodologias de ensino no Brasil. O nosso objetivo é problematizar as concepções historiográficas que perpassam a produção do conhecimento histórico, o ensino de História e a educação escolar, tendo como parâmetro analítico a inferência das teorias do ensino de história, nas políticas públicas de educação e na educação escolar e priorizando a nossa contemporaneidade. A partir da década de 1990, registrou-se, no Brasil, um conjunto de discussões curriculares que redundou na elaboração e divulgação, pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998), os quais se constituíram como referência para que Estados e Municípios promovessem debates e reformulações em seus programas de ensino. As contribuições oriundas da chamada “Nova História” e a sua inferência na efetivação da proposta dos PCNs embora tenham sido bastante discutidas nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito a ampliação dos objetos, aos enfoques disponíveis para os historiadores através das novas linguagens utilizadas no ensino, aos problemas que se apresentam no que diz respeito as atividades didáticopedagógica e à relação teoria-prática na produção do conhecimento e na educação escolar se constituem como um campo fértil de debate, uma vez que nos permite vislumbrar articulações discursivas entre as expectativas de aprendizagem em História e as marcas identitárias que o ensino de história potencializa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213
dc.date.accessioned 2024-01-31T10:15:20Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T10:15:20Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Paradigmas da História pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Historiografia e ensino de História pt_BR
dc.subject Epistemologia - historiografia e ensino de História pt_BR
dc.subject História do ensino de História - Brasil pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Paradigms of History pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.subject Historiography and History teaching pt_BR
dc.subject Epistemology - historiography and history teaching pt_BR
dc.subject History of History teaching - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history: paradigms of history and transformations in school education. pt_BR
dc.identifier.citation FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1717-1727. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta