Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T10:17:22Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T10:17:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Vale do Jaguaribe - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de História |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Jaguaribe Valley - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Course |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CHAVES, José Olivenor Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history in Vale do Jaguaribe: the undergraduate student and the reality of schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée