dc.description.resumo |
Uma nova fase é inaugurada na historiografia do século XIX, iniciada e guiada pela História Cultural ou pela Nova História Cultural. Esta que categoricamente privilegia os aspectos culturais sociais e amplia a noção de documento como fonte histórica, apresenta um novo e vasto campo de possibilidades de pesquisas. O dialogo com outras disciplinas das chamadas ciências sociais, por meio da apropriação de alguns conceitos surgem como uma das principais características desta vertente historiográfica. A representação como um conceito chave da Nova História Cultural é percebida como uma produção de sentimentos que não se limita apenas em reproduzir uma realidade, mas simultaneamente busca instituir e legitimar o real. Além deste conceito de representação, há também o imaginário, entendido como um sistema que tem por objeto as representações coletivas que constituem o mosaico coletivo das lembranças. Nessa nova perspectiva que renega o herói e a história produzida pelo homem político, grupos marginais que outrora foram excluídos da produção histórica, são agora resgatados a exemplo dos homossexuais vitimados pelo ódio da homofobia, esses crimes se reproduziram em forma de denuncia e foram absorvidas pela sociedade brasileira que em seguida passou então a reproduzir novas imagens e também construir novas representações das lésbicas, dos gays, dos travestis, dos trangêneros e dos bissexuais (GLBT). A minoria ignorada e silenciada foi ao longo do tempo reclamando seu espaço e transformou o gueto em seu lugar social e sua condição ou opção sexual em uma identidade e uma marca defendida com orgulho. O individuo outrora marginal, assume a posição de sujeito e protagonista, resultado de um processo de sentimentos e afinidades com a sociedade que converteu os homossexuais em uma questão que não pode mais ser ignorada e nem tão pouco tratada com indiferença, mas que deve ser discutida, compreendida e explicada, entre outros. A partir dessa perspectiva teórica propomos uma análise do filme DO COMEÇO AO FIM (2009), visto por nós como documento/monumento que propõe uma nova representação das relações homo afetivas. Nesse sentido a metodologia utilizada será a partir dos intertextos teóricos de Chartier, Butler, Green, Foucault, entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-31T11:24:10Z |
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dc.date.available |
2024-01-31 |
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dc.date.available |
2024-01-31T11:24:10Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Cinema contemporâneo brasileiro |
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dc.subject |
Filme Do começo ao Fim - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Homoafetividade - cinema brasileiro |
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dc.subject |
Relações homoafetivas - cinema brasileiro |
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dc.subject |
Obra fílmica Do Começo ao Fim |
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dc.subject |
História e cinema |
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dc.subject |
Cinema e História |
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dc.subject |
História Cultural |
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dc.subject |
Homossexuais - representação no cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian contemporary cinema |
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dc.subject |
Film From Beginning to End - Brazilian cinema |
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dc.subject |
Homoaffectivity - Brazilian cinema |
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dc.subject |
Homoaffective relationships - Brazilian cinema |
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dc.subject |
Film work from beginning to end |
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dc.subject |
History and cinema |
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dc.subject |
Cinema and History |
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dc.subject |
Cultural History |
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dc.subject |
Homosexuals - representation in cinema |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de. |
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dc.creator |
NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
From Beginning to End: a historical reading of same-sex relationships in contemporary Brazilian cinema. |
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dc.identifier.citation |
AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de; NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros. Do começo ao fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1763-1769. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215 |
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