dc.description.resumo |
Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas propostas pelos libertários no Brasil no início do século XX. Esse foi um período de intensas transformações nos âmbitos: políticos, sociais e econômicos para a sociedade brasileira. Este pensamento foi analisado no primeiro momento por literaturas especializadas que retrataram o contexto histórico e o tema em questão. Já no segundo momento da pesquisa foram analisados artigos de um jornal operário e anarquista. Esta última fonte foi bastante pertinente para apreender o pensamento libertário. Pois, trata-se de um jornal de grande repercussão na sociedade e no movimento operário. Com o título A Plebe, tendo suas raízes na cidade de São Paulo, resistiu à política autoritária e de repressão aos meus de comunicação entre os anos de 1917 a 1935. Foi um jornal importante para os operários, pois, era visto como um importante veículo para a propagação de um pensamento próprio destes libertários. Uma vez que, este foi um jornal financiado pelos próprios trabalhadores. Então, o objetivo deste trabalho foi perceber a contribuição destes libertários no campo da educação no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste em refletir sobre a contribuição destes anarquistas num campo tão importante para a sociedade e num período de tanta contradição política. Para a apreensão deste estudo foram analisados artigos do jornal que tratam sobre o tema da educação. As imagens do jornal A Plebe foram fotocopiadas nos arquivos de Edgar Leuenroth em São Paulo e posteriormente digitalizadas em CD. Então, estes artigos foram sistematicamente organizados em ordem cronológica, mantendo a originalidades dos textos na intenção de uma melhor apreensão do pensamento e dos acontecimentos da sociedade. Dentre os diversos temas debatidos entre os libertários com um diálogo sobre o campo da educação, destacamos: sociedade, igreja, Estado, Escola, criança, professor, trabalho manual e trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática entre outras concepções sociais. Por fim, podemos compreender que através da leitura destes artigos é possível conhecer uma época importante na formação das instituições brasileiras, levando em consideração outra forma de perceber a sociedade. Tendo então como contribuição teórica um olhar diferente daquele apresentado por literaturas especializadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-31T11:27:24Z |
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dc.date.available |
2024-01-31 |
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dc.date.available |
2024-01-31T11:27:24Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Educação e sociedade |
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dc.subject |
Pensamento anarquista - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Anarquismo - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal operário e anarquista - Brasil séc. XX |
pt_BR |
dc.subject |
Libertários - educação no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal a Plebe - imagens |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Education and society |
pt_BR |
dc.subject |
Anarchist thought - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Anarchism - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Workers' and anarchist newspaper - Brazil 19th century. XX |
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dc.subject |
Libertarians - education in Brazil |
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dc.subject |
Jornal a Plebe - images |
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dc.subject |
History of Education - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Denise Cristina. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Education and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the 20th century. |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Denise Cristina. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1782-1792. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216 |
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