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Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.

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dc.description.resumo Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas propostas pelos libertários no Brasil no início do século XX. Esse foi um período de intensas transformações nos âmbitos: políticos, sociais e econômicos para a sociedade brasileira. Este pensamento foi analisado no primeiro momento por literaturas especializadas que retrataram o contexto histórico e o tema em questão. Já no segundo momento da pesquisa foram analisados artigos de um jornal operário e anarquista. Esta última fonte foi bastante pertinente para apreender o pensamento libertário. Pois, trata-se de um jornal de grande repercussão na sociedade e no movimento operário. Com o título A Plebe, tendo suas raízes na cidade de São Paulo, resistiu à política autoritária e de repressão aos meus de comunicação entre os anos de 1917 a 1935. Foi um jornal importante para os operários, pois, era visto como um importante veículo para a propagação de um pensamento próprio destes libertários. Uma vez que, este foi um jornal financiado pelos próprios trabalhadores. Então, o objetivo deste trabalho foi perceber a contribuição destes libertários no campo da educação no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste em refletir sobre a contribuição destes anarquistas num campo tão importante para a sociedade e num período de tanta contradição política. Para a apreensão deste estudo foram analisados artigos do jornal que tratam sobre o tema da educação. As imagens do jornal A Plebe foram fotocopiadas nos arquivos de Edgar Leuenroth em São Paulo e posteriormente digitalizadas em CD. Então, estes artigos foram sistematicamente organizados em ordem cronológica, mantendo a originalidades dos textos na intenção de uma melhor apreensão do pensamento e dos acontecimentos da sociedade. Dentre os diversos temas debatidos entre os libertários com um diálogo sobre o campo da educação, destacamos: sociedade, igreja, Estado, Escola, criança, professor, trabalho manual e trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática entre outras concepções sociais. Por fim, podemos compreender que através da leitura destes artigos é possível conhecer uma época importante na formação das instituições brasileiras, levando em consideração outra forma de perceber a sociedade. Tendo então como contribuição teórica um olhar diferente daquele apresentado por literaturas especializadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216
dc.date.accessioned 2024-01-31T11:27:24Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T11:27:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação e sociedade pt_BR
dc.subject Pensamento anarquista - Brasil pt_BR
dc.subject Anarquismo - Brasil pt_BR
dc.subject Jornal operário e anarquista - Brasil séc. XX pt_BR
dc.subject Libertários - educação no Brasil pt_BR
dc.subject Jornal a Plebe - imagens pt_BR
dc.subject História da Educação - Brasil pt_BR
dc.subject Education and society pt_BR
dc.subject Anarchist thought - Brazil pt_BR
dc.subject Anarchism - Brazil pt_BR
dc.subject Workers' and anarchist newspaper - Brazil 19th century. XX pt_BR
dc.subject Libertarians - education in Brazil pt_BR
dc.subject Jornal a Plebe - images pt_BR
dc.subject History of Education - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Denise Cristina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the 20th century. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Denise Cristina. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1782-1792. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216 pt_BR


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