DSpace/Manakin Repository

Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As propostas curriculares para o ensino de história, dentro dos padrões mais atualizados, preocupam-se em analisar os conteúdos por meio da problematização e contextualização das temáticas. Ou seja, uma abordagem que privilegia o mundo cultural do aluno e, portanto, exige do professor um diálogo mínimo com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, analisamos uma experiência realizada com os alunos dos 6º anos do Mundial Colégio e Curso, na qual os principais objetivos eram estabelecer métodos de ensino que facilitassem a aprendizagem da “Préhistória” aproximando os alunos de tal conteúdo, e também refletir sobre a importância do trabalho Interdisciplinar no Ensino de História. Para tanto, nos embasamos em teóricos como David Ausubel, Marlí André e Ivani Fazenda. Trabalhamos com a perspectiva da influência mútua entre os alunos e a interdisciplinaridade como fundamentos para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais sólida e significativa. Partimos do pressuposto que cada disciplina possui especificidade e que estas são insuficientes para a compreensão de determinados temas. Deste modo, as mesmas se agrupam coordenadas por uma disciplina “orientadora”, a fim de resolver problemas superiores. A interdisciplinaridade supõe, portanto, articulação voluntaria e interesse comum dos profissionais envolvidos para que o resultado final seja favorável aos objetivos propostos. Para tanto, analisamos também o papel dos professores na realização e resultado do projeto. O qual abrangeu as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. Tendo como temas geradores “A pré-história e o espaço geográfico”, “A linguagem não-verbal” e “As primeiras técnicas de pintura”. O referido projeto foi dividido em três etapas. No primeiro momento os docentes discutiram e realizaram atividades que giravam em torno das temáticas préestabelecidas e encaminharam pesquisas de campo sobre os primeiros habitantes do RN; logo em seguida foram feitas releituras de pinturas rupestres e a produção de um livro contendo os conhecimentos adquiridos pelos discentes; por fim visitamos o sítio arqueológico Xique-xique I em Carnaúba dos Dantas/RN. Quanto à avaliação, foi observada a participação dos alunos na realização das tarefas, a postura de pesquisadores e produtores do conhecimento e a demonstração do avanço quanto aos conhecimentos iniciais. A aplicação desta proposta pedagógica possibilitou um melhor envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, além de aproximar, embora ainda timidamente, as disciplinas e professores envolvidos no processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217
dc.date.accessioned 2024-01-31T11:29:59Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T11:29:59Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade - educação básica pt_BR
dc.subject Mundial Colégio e Curso - Natal-RN pt_BR
dc.subject Ensino de História - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Influência mútua - ensino de História pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity - basic education pt_BR
dc.subject Mundial College and Course - Natal-RN pt_BR
dc.subject Teaching History - elementary school pt_BR
dc.subject Mutual influence - History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aline Cristina da Silva.
dc.creator AZEVEDO, Crislane Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interdisciplinarity in basic education: an experience at a global school and course in Natal/RN. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aline Cristina da Silva; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1770-1776. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34217 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta