Repositorio Dspace/Manakin

Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MEDEIROS, C. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2466482389593452 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.referee1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.description.resumo Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero que são estabelecidos na contextura social. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e se acredita haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, este trabalho investigativo busca identificar e problematizar os impactos das reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos de Ciências Sociais do PNLD 2021 priorizando como pauta as temáticas Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos. Considerando o objeto em tela, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritiva, visando descrever características e fenômenos de uma determinada realidade. A pesquisa foi desenvolvida em sete Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros didáticos em pauta deveriam ser mais evidentes e objetivos sobre os conceitos relaciona-dos a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, foi apontada a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação à diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-27
dc.description.abstract Studies on gender and sexuality in Education have highlighted how this field is still permeated by a set of violations and violence against those who do not meet the standard gender and sexuality norm or do not fit into the gender roles and identities that are established in the social context. This topic has been the subject of many questions in recent years and it is believed that there is now a general consensus regarding the need for Sexual Education at school. In this direction, this investigative work seeks to identify and problematize the impacts of the educational reforms of the BNCC and the New High School on the theoretical-methodological proposals of the PNLD 2021 textbooks, prioritizing the themes of Gender and Sexuality as the agenda. Methodologically, the research follows different paths. Considering the object in question, we opted for bibliographical research, documentary research and descriptive research, aiming to describe characteristics and phenomena of a given reality. The research was carried out in some High School Reference Schools (EREMs) in Agreste Pernambucano. The results showed that the textbooks in question should be more evident and objective about concepts related to gender and sexuality, as well as discussing the social and historical issues surrounding these themes. In addition, the execution of practical and reflective activities, according to the questionnaire applied in one of the schools, to high school students, highlighted the need they feel for debates that contribute to the formation of a critical and respectful conscience in relation to diversity and point out the lack of content and more clarity on these topics in the textbook. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218
dc.date.accessioned 2024-01-31T13:05:48Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T13:05:48Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero e sexualidade pt_BR
dc.subject Livros didáticos de Sociologia Ensino Médio pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Currículo Sociologia no Ensino Médio pt_BR
dc.subject Agreste pernambucano escolas pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.subject High School Sociology Textbooks pt_BR
dc.subject New High School pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Sociology Curriculum in High School pt_BR
dc.subject Agreste Pernambuco schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender and sexuality in Sociology textbooks in high school in schools in Agreste Pernambucano: setbacks, challenges and resistance in the current situation of educational reforms in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. Gênero e sexualidade nos livros didáticos de Sociologia no Ensino Médio das escolas do Agreste Pernambucano: retrocessos, desafios e resistência na conjuntura atual das reformas educacionais no Brasil. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34218 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta