DSpace/Manakin Repository

O pré-vestibular solidário (PVS) como estratégia de formação de professores de biologia: a experiência do CES/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, M. L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9953415162741559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.referee1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee2 VIEIRA, Alecxandro Alves.
dc.contributor.referee2ID VIEIRA, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1887165837865869 pt_BR
dc.description.resumo O Pré-vestibular solidário (PVS) é um projeto de extensão da Universidade Federal de Cam- pina Grande (UFCG), que tem por finalidade atender aos alunos das escolas publicas que es- tâo concluindo ou já concluíram o ensino médio e que almejam ingressar em instituições de ensino superior e também oportunizar aos graduandos o contato inicial com a sala de aula a fim de desenvolver suas habilidades na docência. Esse estudo surgiu da necessidade de avaliar se o projeto em questão contribuiu de maneira positiva (ou não) na fomaçâo dos discentes envolvidos no projeto. Esta pesquisa em educação insere-se numa abordagem qualitativa e foi realizada através da aplicação de formulários estruturados que servira para caracterização dos discentes (idade, sexo, período em que se encontra no curso) e para uma possível analise so- bre as contribuições e ausências do PVS enquanto estratégia de formação de professores de Ciências Biológicas. A análise dos dados seguiu as ferramentas de analise de conteúdo de Bardin ( 1977). Os resultados obtidos demonstraram que os alunos professores procuram o PVS como espaço para se sentir professor, experimentar a docência, e colaborar com. a entra- da de outros jovens na universidade, mas apesar de permanecerem certo tempo no PVS os alunos sentem bastante dificuldades em falar sobre planejamento e avaliação. Os resultados também demonstraram que a organização dos alunos-professores em grupos parece não con- tribuir com a elaboração e reflexão desses dois elementos didático-pedagógicos. Os resultados mostram que suas principais dificuldades estão relacionadas a dois aspectos: as atividades didático-pedagógicas e de ordem pessoal. Concluímos que o PVS parece trazer uma experiên- cia positiva para nossos discentes, já que a maioria passou mais de um período como partici- pante do Projeto. 0 PVS é um bom espaço para a formação, mas que não tem sido bem utili- zado quando os elementos pre-aula e pós—aula não tem sido sistemáticos. Para uma minimiza- ção e/ou superação das dificuldades apresentadas pelos alunos-professores sugerimos que a coordenação se faça mais presente, supervisionando e auxiliando o trabalho dos alunos- professores no PVS. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O pré-vestibular solidário (PVS) como estratégia de formação de professores de biologia: a experiência do CES/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The Pre-university solidarity (PVS) is an extension project of the Federal University of Cam- pina Grande (UFCG), which aims to serve the students of public schools that are completing or have completed high school and who aspire to join educational institutions upper and also create opportunities for undergraduates initial contact with the classroom in order to develop their skills in teaching. This study arose &'orn the need to assess whether the project in ques- tion contributed positively (or not) in the training of students involved in the project.. This educational research is part of a qualitative approach and was performed by applying struc— tured forms that served to characterize the students (age, sex, period-is in progress) and a possible review of the contributions and the PVS absences as a strategy for teacher training in biological sciences. Data analysis followed the tools of content analysis of Bordin (1977). The results showed that students seeking teachers PVS space to feel like a teacher, teaching expe— rience, and collaborate with other young people item catering the university, but although they remained some time in PVS students feel very difficult to talk about planning and evalu— ation. The results also showed that the organization of student teachers in groups does not seem to contribute to the elaboration and reflection of both didactic and pedagogical elements. OS results show that their main difliculties are related to two aspects: the teaching-learning activities and personal. We conclude that the majority of student teachers of PVS are not well formed, when we consider our teacher referrals. In general the evaluation of teaching practice Project is insufticient. The PVS is a good space for training, but that has not been well used when the elements pre—lesson and post—lesson has not been systematic. It is necessary to fur- ther develop the critical capacity-reflective about teaching these students do. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34219
dc.date.accessioned 2024-01-31T13:37:02Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T13:37:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject PVS pt_BR
dc.subject Alunos - professores pt_BR
dc.subject Formaçao de professores pt_BR
dc.subject Students - teachers pt_BR
dc.subject Formation of teachers pt_BR
dc.subject Estudiantes - profesores pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Maria de Lourdes de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The solidarity pre-university exam (PVS) as a strategy for biology teacher training: the experience of CES/UFCG. pt_BR
dc.title.alternative The solidarity pre-university exam (PVS) as a strategy for biology teacher training: the experience of CES/UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS. Maria de Lourdes de Lima. O pré-vestibular solidário (PVS) como estratégia de formação de professores de biologia: a experiência do CES/UFCG. 2012. 86 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. pt_BR
dc.description.resumen El examen preuniversitario solidario (PVS) es un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Cam- Pina Grande (UFCG), que tiene como objetivo atender a estudiantes de escuelas públicas que son están terminando o ya terminaron la escuela secundaria y que aspiran a ingresar a instituciones de educación superior. educación superior y también brindar a los estudiantes universitarios la oportunidad de tener un contacto inicial con el aula con el fin de desarrollar sus habilidades docentes. Este estudio surgió de la necesidad de evaluar si el proyecto en cuestión contribuyó positivamente (o no) a la formación de los estudiantes involucrados en el proyecto. Esta investigación en educación se enmarca en un enfoque cualitativo y fue llevado a cabo mediante la aplicación de formas estructuradas que sirvieron para caracterizar la estudiantes (edad, sexo, período en el que se encuentran en el curso) y para un posible análisis social sobre los aportes y ausencias de la PVS como estrategia de formación de docentes escolares Ciencias biologicas. El análisis de datos siguió las herramientas de análisis de contenido de Bardín (1977). Los resultados obtenidos demostraron que los futuros docentes buscan PVS como un espacio para sentirse docente, experimentar la enseñanza y colaborar. entrar- la de otros jóvenes en la universidad, pero a pesar de permanecer un tiempo en PVS, A los estudiantes les resulta muy difícil hablar de planificación y evaluación. Los resultados También demostró que la organización de los estudiantes-profesores en grupos no parece contribuir a la elaboración y reflexión de estos dos elementos didáctico-pedagógicos. Los resultados muestran que sus principales dificultades están relacionadas con dos aspectos: las actividades didáctico-pedagógico y personal. Concluimos que la PVS parece aportar una experiencia experiencia positiva para nuestros estudiantes, ya que la mayoría pasó más de un período participando parte del Proyecto. El PVS es un buen espacio para la formación, pero no ha sido bien aprovechado. Esto se hace cuando los elementos previos y posteriores a la clase no han sido sistemáticos. Para un minimizado ción y/o superación de las dificultades que presentan los estudiantes-docentes, sugerimos que el la coordinación se hace más presente, supervisando y asistiendo el trabajo de los estudiantes- Profesores de PVS. • pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta