dc.creator.ID |
SOUZA, A. C. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6596064670778625 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, MARCUS JOSÉ. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Medeiros, Maria Franco. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os fósseis são essenciais para se entender a evolução da vida na Terra e estão envolvidos com
a prospecção de bens minerais, como o petróleo e o carvão mineral. A educação
paleoambiental, que trata da necessidade da conscientização e preservação de fósseis por meio
de diferentes materiais didáticos este estudo é pouco explorado em sala de aula. Este trabalho
tem como objetivo estimular a educação paleoambiental, por meio da exposição de fósseis, no
Museu O Homem do Curimataú, para as escolas de Ensino Fundamental II e Médio, no vale
do Curimataú paraibano e região. A metodologia aplicada foi quantitativa e análise de
conteúdo. Após as apresentações foi aplicado um questionário para 253 discentes das doze
escolas que participaram, sendo 153 aplicados ao Ensino Fundamean II e IGO aos alunos do
Ensino Médio com nove questões, a escolha dos alunos era aleatória, divididas em discursivas
e objetivas, que tinham a finalidade de avaliar o impacto da exposição de fósseis. Os
resultados obtidos demonstraram que os alunos tem certo conhecimento prévio sobre os
fósseis e ouviram falar de fósseis em diferentes meios de comunicação, no entanto, citam a
escola poucas vezes, e não expressam a importância que os fósseis têm para entender questões
evolutivas da vida no planeta. Observou-se também que as escolas não organizam aulas fora
do ambiente escolar e que os alunos nunca tiveram contato direto com fósseis. Trabalhos
nesse contexto são importantes para as instituições educacionais terem uma via de acesso
atraente para consolidar o processo de ensino e aprendizagem, com isso espera-se que novos
trabalhos sejam elaborados para amenizar as dificuldades encontradas em sala de aula, nos
temas que envolvem a Paleontologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no Vale do Curimataú Paraibano e região. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
Fossils are essential to understanding the evolution of life on Earth and are involved with
prospecting for mineral goods, such as oil and mineral coal. The education
paleoenvironmental, which addresses the need to raise awareness and preserve fossils through
of different teaching materials, this study is little explored in the classroom. This job
aims to stimulate paleoenvironmental education, through the exhibition of fossils, in the
O Homem do Curimataú Museum, for Elementary II and High Schools, in the valley
of Curimataú in Paraíba and the region. The methodology applied was quantitative and analysis of
content. After the presentations, a questionnaire was administered to 253 students from the twelve
schools that participated, with 153 applied to Fundamean II and IGO Education for students from
High School with nine questions, the students' choice was random, divided into discursive
and objective, which aimed to evaluate the impact of fossil exposure. You
results obtained demonstrated that students have certain prior knowledge about the
fossils and have heard about fossils in different media, however, they cite the
school few times, and do not express the importance that fossils have for understanding issues
evolution of life on the planet. It was also observed that schools do not organize classes outside
of the school environment and that students have never had direct contact with fossils. Works
In this context, it is important for educational institutions to have an access route
attractive to consolidate the teaching and learning process, with this it is expected that new
works are designed to alleviate the difficulties encountered in the classroom, in
topics involving Paleontology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34220 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T13:37:45Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T13:37:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Museu O Homam do Curimataú |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação do registro fossilífero |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Preserving the fossil record |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Museo O Homam do Curimataú |
pt_BR |
dc.subject |
Preservación del registro fósil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Alciene Carolino Casado de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleoenvironmental education through the exhibition of fossils in the Curimataú Valley of Paraíba and the region. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación paleoambiental a través de la exposición de fósiles en el Valle de Curimataú de Paraíba y la región. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Alciene Carolino Casado de. Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no vale do Curimataú Paraibano e região. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los fósiles son esenciales para comprender la evolución de la vida en la Tierra y están involucrados con
Prospección de bienes minerales, como petróleo y carbón mineral. La educación
paleoambiental, que aborda la necesidad de concienciar y preservar los fósiles a través de
de diferentes materiales didácticos, este estudio es poco explorado en el aula. Este trabajo
pretende estimular la educación paleoambiental, a través de la exposición de fósiles, en el
Museo O Homem do Curimataú, para Enseñanza Primaria II y Secundaria, en el valle
de Curimataú en Paraíba y la región. La metodología aplicada fue cuantitativa y análisis de
contenido. Después de las presentaciones, se administró un cuestionario a 253 estudiantes de los doce
escuelas que participaron, de las cuales 153 postularon a Fundamean II e IGO Educación para estudiantes de
Secundaria con nueve preguntas, la elección de los estudiantes fue aleatoria, dividida en discursivas
y objetivo, que tenía como objetivo evaluar el impacto de la exposición a fósiles. Tú
Los resultados obtenidos demostraron que los estudiantes tienen ciertos conocimientos previos sobre la
fósiles y han oído hablar de fósiles en diferentes medios, sin embargo, citan la
escuela pocas veces, y no expresan la importancia que tienen los fósiles para comprender cuestiones
evolución de la vida en el planeta. También se observó que las escuelas no organizan clases fuera
del entorno escolar y que los estudiantes nunca han tenido contacto directo con fósiles. Obras
En este contexto, es importante que las instituciones educativas cuenten con una vía de acceso
atractivo para consolidar el proceso de enseñanza y aprendizaje, con esto se espera que nuevos
Los trabajos están diseñados para paliar las dificultades encontradas en el aula, en
Temas relacionados con la Paleontología. |
pt_BR |