DSpace/Manakin Repository

Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no Vale do Curimataú Paraibano e região.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, A. C. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6596064670778625 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LOPES, MARCUS JOSÉ. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2ID MEDEIROS, M. F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Medeiros, Maria F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Medeiros, Maria Franco. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 pt_BR
dc.description.resumo Os fósseis são essenciais para se entender a evolução da vida na Terra e estão envolvidos com a prospecção de bens minerais, como o petróleo e o carvão mineral. A educação paleoambiental, que trata da necessidade da conscientização e preservação de fósseis por meio de diferentes materiais didáticos este estudo é pouco explorado em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo estimular a educação paleoambiental, por meio da exposição de fósseis, no Museu O Homem do Curimataú, para as escolas de Ensino Fundamental II e Médio, no vale do Curimataú paraibano e região. A metodologia aplicada foi quantitativa e análise de conteúdo. Após as apresentações foi aplicado um questionário para 253 discentes das doze escolas que participaram, sendo 153 aplicados ao Ensino Fundamean II e IGO aos alunos do Ensino Médio com nove questões, a escolha dos alunos era aleatória, divididas em discursivas e objetivas, que tinham a finalidade de avaliar o impacto da exposição de fósseis. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos tem certo conhecimento prévio sobre os fósseis e ouviram falar de fósseis em diferentes meios de comunicação, no entanto, citam a escola poucas vezes, e não expressam a importância que os fósseis têm para entender questões evolutivas da vida no planeta. Observou-se também que as escolas não organizam aulas fora do ambiente escolar e que os alunos nunca tiveram contato direto com fósseis. Trabalhos nesse contexto são importantes para as instituições educacionais terem uma via de acesso atraente para consolidar o processo de ensino e aprendizagem, com isso espera-se que novos trabalhos sejam elaborados para amenizar as dificuldades encontradas em sala de aula, nos temas que envolvem a Paleontologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no Vale do Curimataú Paraibano e região. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Fossils are essential to understanding the evolution of life on Earth and are involved with prospecting for mineral goods, such as oil and mineral coal. The education paleoenvironmental, which addresses the need to raise awareness and preserve fossils through of different teaching materials, this study is little explored in the classroom. This job aims to stimulate paleoenvironmental education, through the exhibition of fossils, in the O Homem do Curimataú Museum, for Elementary II and High Schools, in the valley of Curimataú in Paraíba and the region. The methodology applied was quantitative and analysis of content. After the presentations, a questionnaire was administered to 253 students from the twelve schools that participated, with 153 applied to Fundamean II and IGO Education for students from High School with nine questions, the students' choice was random, divided into discursive and objective, which aimed to evaluate the impact of fossil exposure. You results obtained demonstrated that students have certain prior knowledge about the fossils and have heard about fossils in different media, however, they cite the school few times, and do not express the importance that fossils have for understanding issues evolution of life on the planet. It was also observed that schools do not organize classes outside of the school environment and that students have never had direct contact with fossils. Works In this context, it is important for educational institutions to have an access route attractive to consolidate the teaching and learning process, with this it is expected that new works are designed to alleviate the difficulties encountered in the classroom, in topics involving Paleontology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34220
dc.date.accessioned 2024-01-31T13:37:45Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T13:37:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Museu O Homam do Curimataú pt_BR
dc.subject Preservação do registro fossilífero pt_BR
dc.subject Paleontologia pt_BR
dc.subject Preserving the fossil record pt_BR
dc.subject Paleontology pt_BR
dc.subject Museo O Homam do Curimataú pt_BR
dc.subject Preservación del registro fósil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Alciene Carolino Casado de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paleoenvironmental education through the exhibition of fossils in the Curimataú Valley of Paraíba and the region. pt_BR
dc.title.alternative Educación paleoambiental a través de la exposición de fósiles en el Valle de Curimataú de Paraíba y la región. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alciene Carolino Casado de. Educação paleoambiental por meio da exposição de fósseis no vale do Curimataú Paraibano e região. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Los fósiles son esenciales para comprender la evolución de la vida en la Tierra y están involucrados con Prospección de bienes minerales, como petróleo y carbón mineral. La educación paleoambiental, que aborda la necesidad de concienciar y preservar los fósiles a través de de diferentes materiales didácticos, este estudio es poco explorado en el aula. Este trabajo pretende estimular la educación paleoambiental, a través de la exposición de fósiles, en el Museo O Homem do Curimataú, para Enseñanza Primaria II y Secundaria, en el valle de Curimataú en Paraíba y la región. La metodología aplicada fue cuantitativa y análisis de contenido. Después de las presentaciones, se administró un cuestionario a 253 estudiantes de los doce escuelas que participaron, de las cuales 153 postularon a Fundamean II e IGO Educación para estudiantes de Secundaria con nueve preguntas, la elección de los estudiantes fue aleatoria, dividida en discursivas y objetivo, que tenía como objetivo evaluar el impacto de la exposición a fósiles. Tú Los resultados obtenidos demostraron que los estudiantes tienen ciertos conocimientos previos sobre la fósiles y han oído hablar de fósiles en diferentes medios, sin embargo, citan la escuela pocas veces, y no expresan la importancia que tienen los fósiles para comprender cuestiones evolución de la vida en el planeta. También se observó que las escuelas no organizan clases fuera del entorno escolar y que los estudiantes nunca han tenido contacto directo con fósiles. Obras En este contexto, es importante que las instituciones educativas cuenten con una vía de acceso atractivo para consolidar el proceso de enseñanza y aprendizaje, con esto se espera que nuevos Los trabajos están diseñados para paliar las dificultades encontradas en el aula, en Temas relacionados con la Paleontología. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta