dc.description.resumo |
Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem
sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a
questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o
tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve
estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve
compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar
às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta
serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão
aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado.
Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no
âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está
trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma
importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História.
É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da
formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o
PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do
Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na
formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria
uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações
encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de
licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial
de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas
inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio.
Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e
executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão
direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola
escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os
integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos
desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e
que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e
modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e
estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do
ensino da História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T17:43:48Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T17:43:48Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN |
pt_BR |
dc.subject |
Copa do mundo |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Machadão - escola - Natal - RN |
pt_BR |
dc.subject |
World Cup |
pt_BR |
dc.subject |
School newspaper |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Machadão - school - Natal - RN |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. |
|
dc.creator |
ARAUJO, Jeymersson Galvão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
pt_BR |