Dépôt DSpace/Manakin

Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:09:46Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:09:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Jogos e educação pt_BR
dc.subject Lúdico e educação pt_BR
dc.subject Ludismo pt_BR
dc.subject Role-playing Game - RPG pt_BR
dc.subject RPG e ensino de História pt_BR
dc.subject Proposta lúdica de ensino - História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Jogo de interpretar personagens pt_BR
dc.subject Games and education pt_BR
dc.subject Play and education pt_BR
dc.subject Luddism pt_BR
dc.subject Role-playing Game - RPG pt_BR
dc.subject RPG and History teaching pt_BR
dc.subject Fun teaching proposal - History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Role-playing game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
dc.creator SILVA, Daniela Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rescuing the art and pleasure of teaching: “a playful and effective proposal for the construction of knowledge”. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte