DSpace/Manakin Repository

O PIBID na formação inicial dos professores de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O PIBID na formação inicial dos professores de história. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:14:15Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:14:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Formação inicial - professores de História pt_BR
dc.subject Prática de ensino de História pt_BR
dc.subject Curso de História - UFRN - PIBID pt_BR
dc.subject PIBID História - UFRN pt_BR
dc.subject Formação de professores de História pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID pt_BR
dc.subject PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Initial training - History teachers pt_BR
dc.subject History teaching practice pt_BR
dc.subject History Course - UFRN - PIBID pt_BR
dc.subject PIBID History - UFRN pt_BR
dc.subject History teacher training pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID pt_BR
dc.subject PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ágda Priscila da.
dc.creator LOPES, Fátima Martins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The PIBID in the initial training of history teachers. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta