DSpace/Manakin Repository

O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:22:06Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:22:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Música e ensino de História pt_BR
dc.subject Música no ensino de História - projeto de pesquisa pt_BR
dc.subject Ensino de História com música pt_BR
dc.subject História e música - ensino pt_BR
dc.subject Música e prática docente pt_BR
dc.subject Música como fonte histórica pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado em História - UFRN pt_BR
dc.subject Music and History teaching pt_BR
dc.subject Music in History teaching - research project pt_BR
dc.subject Teaching History with Music pt_BR
dc.subject History and music - teaching pt_BR
dc.subject Music and teaching practice pt_BR
dc.subject Music as a historical source pt_BR
dc.subject Supervised internship in History - UFRN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of music in teaching history: a teaching experience. pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta