dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as obras Primavera e O Nascimento de Vênus do pintor renascentista Sandro Botticelli, tendo com intuito perceber as mudanças de concepção não apenas em relação à composição das obras, mas, sobretudo, às novas maneiras de representação da mulher. Botticelli (1445-1510) apresenta assim um conjunto artístico que trata com uma nova amplitude os temas profanos, com destaque para a mitologia pagã. Trata-se de um dos pintores mais notáveis da segunda metade do século XV, que viveu de forma vibrante a aparição do humanismo na corte de Lorenzo de Médici. Nas obras aqui recortadas percebemos uma Vênus carregada de simbolismo, pois no ambiente neo-platônico dos Médici, ao qual Botticelli pertenceu, Vênus representa o humanismo, a harmonia, a beleza ideal. A Primavera, por exemplo, é uma composição alegórica povoada por figuras principalmente femininas: Vênus, Flora, Natura, Primavera, as três Graças, além de Cupido e Zéfiro. Os nus femininos são belíssimos. Os corpos, cobertos por véus transparentes, estão enfeitados por cabeleiras douradas, uma valorização do corpo que se contrapõe às representações de outras pinturas da mesma época – de Da Vinci, por exemplo – nas quais mulheres aparecem com o corpo coberto. Nosso trabalho realiza uma análise em que tenta aproximar essas representações com a concepção feminina do século XV. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Representações femininas na Florença do século XV: uma leitura de Botticelli. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34226 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T18:25:22Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T18:25:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Sandro Botticelli - pintor renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
O nascimento de Vênus - pintura renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
Primavera - pintura renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
Arte renascentista - pinturas |
pt_BR |
dc.subject |
Pintores florentinos |
pt_BR |
dc.subject |
Arte florentina - renascimento |
pt_BR |
dc.subject |
Representações femininas - pintura renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
Florença - Itália - pintura renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção feminina - século XV |
pt_BR |
dc.subject |
Sandro Botticelli - Renaissance painter |
pt_BR |
dc.subject |
The Birth of Venus - Renaissance painting |
pt_BR |
dc.subject |
Spring - Renaissance painting |
pt_BR |
dc.subject |
Renaissance art - paintings |
pt_BR |
dc.subject |
Florentine painters |
pt_BR |
dc.subject |
Florentine art - renaissance |
pt_BR |
dc.subject |
Female representations - Renaissance painting |
pt_BR |
dc.subject |
Florence - Italy - Renaissance painting |
pt_BR |
dc.subject |
Female conception - 15th century |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Lauriceia Galdino dos. |
|
dc.creator |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Female representations in 15th century Florence: a reading of Botticelli. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Lauriceia Galdino dos; LIMA, Marinalva Vilar de. Representações femininas na Florença do século XV: uma leitura de Botticelli. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1685-1695. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34226 |
pt_BR |