DSpace/Manakin Repository

Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:27:52Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:27:52Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Prática docente - História pt_BR
dc.subject Teoria da atividade - Educação pt_BR
dc.subject Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev pt_BR
dc.subject Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade pt_BR
dc.subject Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev pt_BR
dc.subject Ciclos de Estudos Reflexivos pt_BR
dc.subject História escolar pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teaching practice - History pt_BR
dc.subject Activity theory - Education pt_BR
dc.subject Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev pt_BR
dc.subject Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory pt_BR
dc.subject Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev pt_BR
dc.subject Reflective Study Cycles pt_BR
dc.subject School history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Maria da Paz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta