dc.description.resumo |
Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T18:27:52Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T18:27:52Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da atividade - Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev |
pt_BR |
dc.subject |
Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade |
pt_BR |
dc.subject |
Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclos de Estudos Reflexivos |
pt_BR |
dc.subject |
História escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - History |
pt_BR |
dc.subject |
Activity theory - Education |
pt_BR |
dc.subject |
Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev |
pt_BR |
dc.subject |
Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory |
pt_BR |
dc.subject |
Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev |
pt_BR |
dc.subject |
Reflective Study Cycles |
pt_BR |
dc.subject |
School history |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Maria da Paz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
pt_BR |