DSpace/Manakin Repository

Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho se dispõe a analisar como o uso das fontes escritas no Ensino Médio, sendo trabalhadas como recurso didático, pode possibilitar aos discentes a formulação e o domínio de conceitos históricos e auxiliar na formulação de generalizações nessa disciplina. A utilização desses documentos históricos se enquadra nas propostas das concepções pedagógicas vigentes, que enfatizam a construção do conhecimento por parte dos alunos, visto que esse recurso proporciona a estes a participação ativa no decorrer das aulas de história, por meio da leitura, da interpretação e da análise das informações contidas nesses textos, contribuindo assim para introdução e desenvolvimento dos alunos no pensamento histórico. As fontes escritas, neste estudo, são concebidas não como verdades absolutas sobre o passado, mas como registros fragmentados das variadas e complexas relações da sociedade, feitas pelos homens. O ambiente em que foi realizada a pesquisa se deu numa escola pública, na zona sul de Natal – RN, no período de dezesseis aulas, para uma turma de primeira série do Ensino Médio. A escolha desse lugar ocorreu pela exigência do Estágio supervisionado III, em prática de ensino de História, e também foi baseada na idéia de que estudos feitos em ambientes naturais de ensino-aprendizagem, como a sala de aula, favorecem a generalização de suas conclusões e aumentam a validade social da pesquisa. Além disso, a investigação conduzida pelo professor em seu ambiente de atividade faz com que este se torne mais reflexivo sobre sua prática docente, proporcionando, desse modo, que ele avalie os efeitos dos procedimentos de ensino utilizados e opte assim por práticas pedagógicas que melhor se adéqüem a realidade de ensinoaprendizagem de seus discentes. Por fim, esse estudo é norteado pelas idéias de Circe Bittencourt, Maria Tereza Nidelcoff, Suzane Oliveira e Débora Nunes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:30:04Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:30:04Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Fontes escritas - ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino médio - aulas de História pt_BR
dc.subject Aulas de História - ensino médio pt_BR
dc.subject Recurso didático - fontes escritas pt_BR
dc.subject Written sources - high school pt_BR
dc.subject High school - History classes pt_BR
dc.subject History classes - high school pt_BR
dc.subject Teaching resource - written sources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHACON, Diego Firmino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An experience in high school: the use of written sources in history classes. pt_BR
dc.identifier.citation CHACON, Diego Firmino. Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1793-1803. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34230 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta