Mostrar registro simples

dc.description.resumo As novas concepções que pregam a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, teoria e prática e a perspectiva interdisciplinar da produção do conhecimento, têm possibilitado uma série de questionamentos nos cursos de História. No âmbito da História, como campo de conhecimento, nas últimas décadas do século XX, também foram ampliadas as possibilidades analíticas com a inserção de novos sujeitos, novos objetos e novas metodologias, estabelecendo cada vez mais nexos interdisciplinares com os estudos literários, as demais ciências humanas, as artes e as ciências naturais. Nesta perspectiva, a relação teoria e prática na produção do conhecimento é perpassada pelo debate acerca das questões relacionadas ao currículo e à formação docente nas Licenciaturas em História, visto que no currículo estão inseridos tanto o conhecimento histórico quanto a proposta pedagógica a ser seguida pelo ensino de história, nas novas concepções sobre as licenciaturas. Instigado por essa problemática, este trabalho discute alguns questionamentos presentes no Projeto de Pesquisa “Ensino de História e Formação Docente: implicações epistemológicas, políticas e sócio-culturais do Curso de Licenciatura em História do CFP-UFCG”. O objetivo é problematizar as implicações epistemológicas e político-culturais que permeiam o novo Projeto Pedagógico do referido Curso (PPC). A pesquisa documental se desenvolve por meio dos dois PPCs do curso (1979 e 2009). Recorre-se, ainda, a estudos realizados por pesquisadores e estudiosos que abordam essa temática, sobretudo no que diz respeito a: discussões teóricas sobre teorias do currículo, formação docente e ensino de História. Parte-se da compreensão de que o currículo não é um elemento neutro, inocente, é também discurso, ação política e, portanto, portador de uma história que deve ser problematizada e compreendida. Neste sentido, a organização e análise dos dados documentais se fundamentam na Análise de Discurso e levam em consideração a organização e a estrutura do currículo em seus conteúdos histórico/historiográficos, bem como nos objetivos e nos referenciais teóricos e metodológicos que o referido PPC apresenta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Currículo e ensino de História no CFP-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:38:14Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:38:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Currículo - História pt_BR
dc.subject Ensino de História - CFP-UFCG pt_BR
dc.subject Centro de formação de Professores - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em História - CFP-UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teorias do currículo pt_BR
dc.subject Análise de discurso pt_BR
dc.subject Projeto Político Pedagógico - Curso de História CFP-UFCG pt_BR
dc.subject Curriculum - History pt_BR
dc.subject Teaching History - CFP-UFCG pt_BR
dc.subject Teacher Training Center - UFCG pt_BR
dc.subject History Degree Course - CFP-UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject CV theories pt_BR
dc.subject Discourse analysis pt_BR
dc.subject Pedagogical Political Project - CFP-UFCG History Course pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Adriana Ferreira dos.
dc.creator FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History curriculum and teaching at CFP-UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Adriana Ferreira dos; FORTUNATO, Maria Lucinete. Currículo e ensino de História no CFP-UFCG. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1892-1901. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34232 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta