DSpace/Manakin Repository

Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre currículo e o ensino de História na contemporaneidade. Reflete sobre o debate a respeito do currículo e, embora haja progressos sobre seu estudo nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para um alcance maior da relevância deste e da compreensão sobre o ensino de História. No Brasil, ao se buscar reconstituir o processo histórico do ensino de História, pode-se observar forte influência de pensadores europeus e, também, das diferentes situações políticas vividas pelo país ao longo de sua existência, razão pela qual se evidencia a importância da disciplina História para que o homem possa através desta refletir e compreender o contexto das mudanças socioeconômicas, políticas, sociais e culturais porque passa a sociedade, numa perspectiva que articule os saberes elaborados e a vida concreta de homens e mulheres que constroem o espaço cotidiano nela inseridos como atores históricos e sociais. Traz para a cena do texto leis, comentários e reflexões de autores relevantes e estudiosos que discutem esse tema na pós-modernidade. Na realização deste trabalho, considera-se pertinente um estudo analítico e, em uma perspectiva crítica, discorre sobre currículo e o papel deste quanto à questão dos estudos de temas sobre diferenças e outros saberes que adentram o currículo na cena pósmoderna. Além disso, constata-se a dinamicidade do processo social, característica das sociedades contemporâneas com suas incertezas e “verdades absolutas” sobre o conhecimento, tendo os currículos e, consequentemente, no ensino da História, aliados desconstrutores, movendo-se em harmonia com a dinâmica da sociedade. Evidencia-se ainda que nesta sociedade deva ser viabilizado um ensino de história que trabalhe com a desconstrução do próprio ensino e que este possa ser visto como uma atividade de auto-transformação e, por conseguinte, do conhecimento. Enfim, um ensino que não impinja certezas, verdades, mas que duvide de tudo que faz parte da realidade concreta de alunos e professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233
dc.date.accessioned 2024-01-31T18:40:06Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T18:40:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História - contemporaneidade pt_BR
dc.subject Currículo - História pt_BR
dc.subject Pós-modernidade - ensino de história pt_BR
dc.subject Teaching History - contemporary times pt_BR
dc.subject Curriculum - History pt_BR
dc.subject Postmodernity - teaching history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MULLER, Ires Maia.
dc.creator MULLER, Maynara Maia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History curriculum and teaching in the postmodern scene. pt_BR
dc.identifier.citation MULLER, Ires Maia; MULLER, Maynara Maia. Currículo e ensino de História na cena pós-moderna. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1850-1858. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34233 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta