DSpace/Manakin Repository

Introdução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste trabalho, que faz parte de uma pesquisa maior visando a elaboração de tese de doutorado em Educação pela PUC-SP, estamos procurando evidenciar as representações discentes sobre os saberes docentes e competências necessárias a formação de professores nos cursos de licenciatura em Historia em Pernambuco. Nossa investigação baseia-se na contribuição conceitual da Teoria das Representações Sociais desenvolvidas por Moscovici e Jodelet, na discussão sobre formação de professores e trabalho docente em geral apresentada por Tardif, Pimenta e Masetto, formação para a docência em história, veiculada por Bittencourt, Fenelon e Silva e, na discussão sobre competências e saberes necessários a docência encontrada em Perrenoud e Gauthier. E dessa forma, perguntamos: Quais são os saberes e competências essenciais para se tornar um bom professor de história? Essa condição docente é adquirida no curso de licenciatura ou durante a vida profissional do professor? Para responder a esses questionamentos, superando o senso comum de que ensinar é um dom ou uma vocação e que ensinar história, especificamente, passa pela exclusiva transmissão de datas e acontecimentos, primeiramente precisamos compreender quais sãos as representações discentes sobre a condição de “bom professor” desta área, como elas são construídas e quais as variações que dela se apresentam entre os estudantes ingressantes e os em fase de conclusão do curso. Vimos determinando como locus empírico para este trabalho, os cursos de licenciatura em História do estado de Pernambuco, pela nossa vivência com a educação superior neste estado e pela sua representatividade na formação de professores que atuam em diferentes estados do nordeste brasileiro. Nossa hipótese de trabalho é que as representações discentes sobre o trabalho docente variam dependendo do momento em que este estudante se encontra no curso de licenciatura, bem como que a condição de “bom professor” só é adquirida ao longo da vivência da jornada profissional, como defendem vários pesquisadores, entretanto, os saberes do conhecimento disciplinar e os saberes pedagógicos aprendidos no curso são também considerados de grande valia para o sucesso nesta empreitada docente. Sendo assim, acreditamos que a melhoraria dos cursos de licenciatura em história passa necessariamente pela compreensão que um dos sujeitos fundamentais – os estudantes – tem dos mesmos, a partir da contribuição que eles podem dar para a elaboração de currículos acadêmicos mais apropriados com a busca inicial da profissionalização para a docência esperada pelos futuros professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Introdução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235
dc.date.accessioned 2024-01-31T19:09:01Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T19:09:01Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Representações discentes - saberes docentes pt_BR
dc.subject Teoria das representações sociais - Moscovici e Jadelet pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Student representations - teaching knowledge pt_BR
dc.subject Theory of social representations - Moscovici and Jadelet pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Ricardo José Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Introduction to the study of knowledge necessary for teaching training and practice in History: some concepts, some reflections. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Ricardo José Lima. Introdução aos estudos dos saberes necessários a formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1878-1891. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34235 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta