Mostrar registro simples

dc.description.resumo A instituição museu teve seu número ampliado nas últimas décadas em decorrência da valorização da cultura material e imaterial e a consolidação da função do museu como espaço privilegiado de pesquisa. As coleções e a sua diversidade possibilitam ao docente utilizar o museu como espaço de aprendizagem e construção do conhecimento. Apesar da presença de discentes nos espaços expositivos em momentos pontuais, encontramos problemas na execução dessa atividade e o crescimento dessa estratégia pedagógica corrente nas redes públicas e provada de ensino estimulam a formulação de questões sobre a relação museu-ensino de história, pois essa atividade carece de problematização quanto a aprendizagem e a sua avaliação para verificar o resultado da atividade realizada. A maioria dos museus já disponibiliza, em seu setor educativo, as visitas guiadas para as escolas que se interessa por levar seus discentes aos museus, o que contribui para o enriquecimento do projeto pedagógico, entretanto, muitas vezes é utilizado apenas o que o museu disponibiliza, sem que o docente participe de todas as fases do planejamento, o que exige uma reflexão sobre o papel do docente na elaboração da atividade. Os discentes alegram-se com a saída da sala de aula e com a ida ao museu, mas não traduzem esse sentimento em produção do conhecimento, cuja evidência se materializa no parco armazenamento de informações e construção de um saber a ser incorporado ao seu cotidiano. Diante do exposto, busco analisar a presença do museu entre as estratégias utilizadas para dinamizar o ensino de história e encontramos na avaliação das atividades um ponto crucial da nossa discussão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Um dia no museu: questões para avaliação. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236
dc.date.accessioned 2024-01-31T19:11:37Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T19:11:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.subject Cultura material pt_BR
dc.subject Museu no ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Museum pt_BR
dc.subject Material culture pt_BR
dc.subject Museum in History teaching pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAS, Lina Maria Brandão de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A day at the museum: assessment questions. pt_BR
dc.identifier.citation ARAS, Lina Maria Brandão de. Um dia no museu: questões para avaliação. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1859-1871. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34236 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta