DSpace/Manakin Repository

A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta comunicação tem como objeto de análise as justificativas dadas para o uso do blackface (recurso que pinta pessoas brancas de preto) na telenovela A cabana do pai Tomás e os sentidos que essa prática teve para o grupo que defendia um ator negro para protagonizar essa obra. Montada em 1969 pela Rede Globo, nessa telenovela o ator branco Sérgio Cardoso foi contratado para interpretar o personagem principal, o escravo negro pai Tomás, a despeito de todos os atores negros experientes da época. Na ocasião, o teatrólogo Plínio Marcos protestou contra o blackface, no intuito de fazer com que a emissora contratasse um ator negro. A partir disso, a Rede Globo se preocupou em se defender lançando justificativas para a contratação do ator branco e não de um ator negro. Do outro lado, um grupo de atores negros também se manteve contra a posição da emissora, inclusive o ator Milton Gonçalves, sob contratação da emissora. Essa pesquisa visa entender como as justificativas serviram de legitimação da divisão do espaço do negro e do branco na telenovela em si, influenciando até no pensamento de alguns atores negros; bem como contextualizar o racismo existente que figura numa sociedade que muitas vezes mascara manifestações de preconceito racial, seja negando-o, omitindo-o ou reelaborando-o. Ao mesmo tempo, busca-se analisar também o que o blackface significou para os atores negros, não apenas no sentido social, mas profissional, abrindo mais um espaço de trabalho para o branco que sempre esteve a frente de uma telenovela em personagens principais, enquanto os negros interpretaram personagens de pouca ou nenhuma importância no enredo. Dentre alguns resultados, está a naturalização da prática do blackface, que permeia são só o discurso da emissora, mas também o da atriz negra Ruth de Souza, egressa do Teatro Experimental do Negro. Com isso, a força da legitimação do espaço do branco no lugar do negro, naturalizando e dissimulando a prática, é tão forte que influenciou o pensamento da atriz militante contra o preconceito racial. Dessa forma, o blackface em A cabana do pai Tomás oferece uma discussão das diversas facetas do racismo no Brasil, especialmente aquele delimita espaços na televisão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238
dc.date.accessioned 2024-01-31T19:30:36Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T19:30:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Blackface pt_BR
dc.subject Telenovelas pt_BR
dc.subject A Cabana do Pai Tomás - novela pt_BR
dc.subject Negros e televisão pt_BR
dc.subject Negros e novelas pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Atores negros - exclusão em telenovelas pt_BR
dc.subject Branco no lugar do negro - telenovelas pt_BR
dc.subject Rede Globo - negros na dramaturgia pt_BR
dc.subject Negros e teledramaturgia - Brasil pt_BR
dc.subject Blackface pt_BR
dc.subject Soap operas pt_BR
dc.subject Uncle Tom's Cabin - novel pt_BR
dc.subject Blacks and television pt_BR
dc.subject Black people and soap operas pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Black actors - exclusion in soap operas pt_BR
dc.subject White instead of black - soap operas pt_BR
dc.subject Rede Globo - black people in dramaturgy pt_BR
dc.subject Black people and television drama - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The TV is more white than black: the delimitation of black space in “Uncle Tom’s Cabin” (1969). pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro. A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 13: Historiografia da Cidade Negra no Brasil, Pesquisa e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1957-1965. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34238 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta