Repositorio Dspace/Manakin

Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A pesquisa se volta para a inclusão no currículo de História, de um estudo sobre a construção da identidade regional, a partir das relações sociais e das relações com o espaço, particularmente a feira livre de Feira de Santana que, construindo-se, constitui-se em cada pedaço da cidade e de si mesma. A concepção acerca de uma identidade “plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”, mas ainda é predominante não só entre os próprios estudantes da Educação Básica - que acreditam serem donos de apenas uma identidade - como entre professores e o próprio ensino de História. Um estudo sobre as transformações identitárias possibilitaria uma nova compreensão sobre este conceito com a finalidade de possibilitar uma alteração curricular para que os professores disponham em sala de aula, de informações sobre identidade cultural, no seu processo constante de construção histórica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239
dc.date.accessioned 2024-01-31T19:32:46Z
dc.date.available 2024-01-31
dc.date.available 2024-01-31T19:32:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Proposta curricular - História pt_BR
dc.subject Identidade regional pt_BR
dc.subject Construção de identidades pt_BR
dc.subject Transformações identitárias pt_BR
dc.subject Feira livre de Feira de Santana - BA pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Curriculum proposal - History pt_BR
dc.subject Regional identity pt_BR
dc.subject Construction of identities pt_BR
dc.subject Identity transformations pt_BR
dc.subject Free market in Feira de Santana - BA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A curricular proposal for teaching history: the inclusion of the study on the construction of identities. pt_BR
dc.identifier.citation CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola. Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1828-1836. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34239 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta