dc.contributor.advisor1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, André Antunes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise reflexiva dos
possíveis avanços causados pela implantação do FUNDEB na educação do
Municipio de Cuité — PB. Para tanto fizemos um breve retrospecto da história da
educação no Brasil, abordando a questão da responsabilidade dos governos após a
municipalização do ensino, criação do primeiro fundo da educação - o FUNDEF, e
posteriormente uma análise da implantação do FUNDEB. Discutimos a Lei do Piso
Salarial estabelecido por Lei Federal para os profissionais da educação, com
objetivo de definir um padrão de vencimentos para essa categoria de servidores
compativel com a sua formação profissional, como também aborda questões
relacionadas ao Plano de Carreira e Remuneração do Magistério do Municipio de
Cuité — PB. A pesquisa foi realizada na EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité
PB, com professores, diretor, vice—diretor, como também entrevistamos a Presidente
da APPMC, para obtermos dados relevantes a pesquisa. Após análise dos dados
coletados, concluiuase que o FUNDEB contribuiu de forma significativa para a
melhoria da educação básica do Municipio de Cuité—PB, porém apresenta pontos
negativos como: falta de transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB e
falta de fiscalização por parte do Conselho de Controle Social. Quanto à valorização
do magistério, observou—se que a proposta do Piso Salarial Nacional não atendeu
plenamente aos anseios dos professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
FUNDEB: realidade ou utopia? Uma análise reflexiva na visão dos docentes da EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The present work aimed to carry out a reflective analysis of the
possible advances caused by the implementation of FUNDEB in public education
Municipality of Cuité — PB. To do so, we briefly reviewed the history of
education in Brazil, addressing the issue of government responsibility after the
municipalization of education, creation of the first education fund - FUNDEF, and
subsequently an analysis of the implementation of FUNDEB. We discuss the Floor Law
Salary established by Federal Law for education professionals, with
objective of defining a salary standard for this category of servers
compatible with your professional training, but also addresses issues
related to the Career and Remuneration Plan for Teaching in the Municipality of
Cuité — PB. The research was carried out at EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité
PB, with teachers, director, deputy director, as well as we interviewed the President
from APPMC, to obtain relevant data for research. After data analysis
collected, it was concluded that FUNDEB contributed significantly to the
improvement of basic education in the Municipality of Cuité—PB, but it presents points
negative aspects such as: lack of transparency in the application of FUNDEB resources and
lack of supervision by the Social Control Council. Regarding appreciation
of teaching, it was observed that the proposal for the National Salary Floor did not meet
fully meet the expectations of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34242 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-31T20:33:56Z |
|
dc.date.available |
2024-01-31 |
|
dc.date.available |
2024-01-31T20:33:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
FUNDEF |
pt_BR |
dc.subject |
FUNDEB |
pt_BR |
dc.subject |
Financiamento da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Financing of education |
pt_BR |
dc.subject |
Financiamiento de la educación |
pt_BR |
dc.subject |
Valorização dos profissionais da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Valuation of education professionals |
pt_BR |
dc.subject |
Valoración de profesionales de la educación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Amariles Pontes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
FUNDEB: reality or utopia? A reflective analysis from the perspective of teachers at EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
FUNDEB: ¿realidad o utopía? Un análisis reflexivo desde la perspectiva de los docentes de la EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS. Amariles Pontes. FUNDEB: realidade ou utopia? Uma anáiise refiexiva na visão dos docentes da EMEF Benedito Venâncio dos Santos - Cuité- PB. 2012. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis reflexivo de la
Posibles avances provocados por la implementación de FUNDEB en la educación pública.
Municipio de Cuité — PB. Para ello, repasamos brevemente la historia de
educación en Brasil, abordando la cuestión de la responsabilidad gubernamental después de la
municipalización de la educación, creación del primer fondo de educación - FUNDEF, y
posteriormente un análisis de la implementación de FUNDEB. Hablamos de la Ley Suelo
Salario establecido por la Ley Federal para los profesionales de la educación, con
objetivo de definir un estándar salarial para esta categoría de servidores
compatible con tu formación profesional, pero también aborda cuestiones
relacionados con el Plan de Carrera y Remuneración de la Docencia en el Municipio de
Cuité — PB. La investigación fue realizada en la EMEF Benedito Venâncio dos Santos Cuité
PB, con docentes, director, subdirector, así como entrevistamos al Presidente
de APPMC, para obtener datos relevantes para la investigación. Después del análisis de datos
recopilados, se concluyó que FUNDEB contribuyó significativamente a la
mejoramiento de la educación básica en el Municipio de Cuité—PB, pero presenta puntos
aspectos negativos como: falta de transparencia en la aplicación de los recursos del FUNDEB y
falta de supervisión por parte del Consejo de Control Social. Respecto a la apreciación
de docencia, se observó que la propuesta de Piso Salarial Nacional no cumplió
Cumplir plenamente con las expectativas de los docentes. |
pt_BR |