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Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.

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dc.description.resumo Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
dc.date.accessioned 2024-02-01T17:55:38Z
dc.date.available 2024-02-01
dc.date.available 2024-02-01T17:55:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História escolar pt_BR
dc.subject Imprensa e ensino de História pt_BR
dc.subject Discurso jornalístico e História pt_BR
dc.subject História e Jornalismo pt_BR
dc.subject Jornalismo e História pt_BR
dc.subject Teaching School History pt_BR
dc.subject Press and History teaching pt_BR
dc.subject Journalistic discourse and History pt_BR
dc.subject History and Journalism pt_BR
dc.subject Journalism and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Press: source of research and mediation in teaching school history. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252 pt_BR


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