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Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português.

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dc.description.resumo Este trabalho busca analisar a prática do ensino, por parte dos portugueses, no território brasileiro dentro do período colonial, observando mais precisamente os anos compreendidos entre 1500 (com a oficialização da descoberta do Brasil por Cabral) até 1624 (quando houve o ingresso massivo dos holandeses nas terras tupiniquins). São ressaltadas as relações entre os portugueses e os índios, consideradas tais relações de ensino como “educação religiosa”, ou seja, como a educação estabelecida por Portugal no Brasil-Colônia estava necessariamente atrelada à religião no tocante ao ensino e a instrução apresentados aos povos aqui encontrados. Exterioriza como os índios e portugueses vivenciaram essas relações educacionais, haja vista que tanto os índios absorviam alguma espécie de “conhecimento” introduzido pelos portugueses, como esses colonizadores da Penísula Ibérica também sofriam algum tipo de influência a partir das práticas culturais exercidas pelos índios da colônia. Mostra como os costumes dos povos indígenas eram associados ao modo português de instruí-los. Analisa-se o papel da religião católica dentro da prática de ensino entre 1500 e 1624, percebendo seus efeitos nas reações tanto indígenas como as decorrentes dos acontecimentos ocorridos durante esse período no continente europeu. Dá-se destaque ao método escolhido por Portugal ao oferecer educação aos índios e quais os resultados obtidos, não se esquecendo de naturais adaptações junto ao conhecimento peculiar anteriormente adquiridos pelos indígenas em suas tribos. Percebe-se a função das Companhias de Jesus nesse processo de instrução da nova Colônia Portuguesa, como era a visão por parte dos colonizadores ibéricos acerca dos povos e costumes brasileiros, como essa linha de pensamento influenciaram no modo de ensino que os jesuítas adoraram junto aos índios. È externada a importância da educação portuguesa no dia-a-dia da colônia e como os hábitos indígenas produziram alguma alteração de prática entre os colonizadores e no ensino nas companhias. O trabalho destaca a reflexão do que mais motivou Portugal a optar em instruir os índios, se para fornecer-lhes conhecimento a um povo aparentemente desprovido de acesso a aquisição desse conhecimento que havia na Europa ou simplesmente para induzilos a pensar de acordo com aquilo que Portugal propunha. O fato é que algum tipo de aprendizado os índios obtiveram, mais ou menos útil para sua vida junto a novos povos, mas reflete-se sobre os efeitos produzidos desse conhecimento a partir de um perfil educacional eminentemente católico estabelecido por Portugal junto a educação dos povos indígenas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260
dc.date.accessioned 2024-02-01T19:10:30Z
dc.date.available 2024-02-01
dc.date.available 2024-02-01T19:10:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação no Brasil colônia pt_BR
dc.subject Brasil colônia - Educação pt_BR
dc.subject Projeto Civilizador Português - Brasil colonial pt_BR
dc.subject História da Educação - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Portugueses e educação - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Indígenas e educação portuguesa - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Religião Católica e práticas de ensino - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Igreja Católica e práticas de ensino - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Índios e educação - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Educação portuguesa - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Instrução indígena - Brasil colonial pt_BR
dc.subject Education in colonial Brazil pt_BR
dc.subject Colonial Brazil - Education pt_BR
dc.subject Portuguese Civilizing Project - colonial Brazil pt_BR
dc.subject History of Education - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Portuguese and education - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Indigenous people and Portuguese education - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Catholic Religion and teaching practices - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Catholic Church and teaching practices - colonial Brazil pt_BR
dc.subject Indians and education - Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Portuguese education - colonial Brazil pt_BR
dc.subject Indigenous instruction - colonial Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Raquel Filomena da Silva.
dc.creator SANTOS, João Marcos Leitão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education in Colonial Brazil: a Portuguese civilizing project. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Raquel Filomena da Silva; SANTOS, João Marcos Leitão. Educação no Brasil-Colônia: um projeto civilizador português. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2127-2134. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34260 pt_BR


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