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Neste contexto de modernidade é apresentado a nós pesquisadores de religião o desafio de problematizar uma realidade na qual aparece uma diversidade de religiões, onde as instituições religiosas deixam de orientar, de maneira totalizadora, as condutas de vida dos indivíduos, existe agora um trânsito religioso, que se figura como alternativas de solução diante das aceleradas transformações e problemas inerentes a modernidade. Grande número destes indivíduos agora, bricolam em suas representações, idéias de vários credos, não orientam sua conduta apenas pelos preceitos de uma instituição religiosa, mas baseando-se em diferentes perspectivas, orientam “individualmente” as suas condutas, trazendo o culto, também, para o espaço doméstico. Realidade que se “enquadra” dentro de um debate, que também é preocupação do importante sociólogo Max Weber, quando este se debruça sobre os processos de racionalização pelos quais passa a sociedade moderna e, por conseguinte, a religião, passando por um desencantamento. Desta forma, observando que ao contrário do que muitos teóricos da modernidade afirmavam a religião não desapareceu com o avanço da racionalização, não deixou de ser importante na vida social, porém assume outras características que precisam ser problematizadas, para que os nossos estudos possam ajudar a sanar dúvidas e incompreensões das sociedades em que vivemos. E no espaço do nosso artigo, tentaremos contribuir nesta direção, refletindo em torno dessa modernidade que ao mesmo tempo em que possui processos de racionalização também, apresenta uma pluralidade de credos. |
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SILVA, Leandra Bento da. Modernidade: processos de racionalização, porém pluralismo religioso. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2019-2029. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34262 |
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