dc.description.resumo |
O educador do Ensino Religioso (ER) certamente encontra conflitos existenciais relacionados ao enfrentamento de questões como o posicionamento do Estado e dos demais atores que o cercam frente à temática da laicidade e do Ensino religioso. Abordar o ER no Estado laico no âmbito educacional é desafiador, pelo fato do preconceito religioso ainda ser alvo de muitas discussões. O presente artigo que faz parte da dissertação de mestrado do curso de pós-graduação em Ciências das Religiões em fase de desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba; tem por objetivo averiguar a perspectiva do professorado da área do Ensino Religioso sobre o termo laicidade escolar no município de João Pessoa-PB. Para isso temos como pressuposto a Lei que verbaliza no artigo 5° e inciso VI, viabilizando o discurso laico no Brasil que nos permite abordar o tema laicidade, na construção dessa problemática, com liberdade. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico e estudo de campo. Com o surgimento de uma nova abordagem da disciplina ER porporcionada pelo Município de João Pessoa aos atores sociais, inclusive os educadores, com um novo modelo educacional no âmbito dessa disciplina; é relevante investigar os fatores de mudança, e se ocorreu essa mudança na relação dos professores com a disciplina do Ensino Religião, após o advento do art. 33 da LDBEN 9. 394/96. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Religião. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Laicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-01T21:06:51Z |
|
dc.date.available |
2024-02-01 |
|
dc.date.available |
2024-02-01T21:06:51Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Laicidade escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de campo |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - Ensino Religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Educador de Ensino Religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Estado Laico e Ensino Religioso |
pt_BR |
dc.subject |
School secularism |
pt_BR |
dc.subject |
Field study |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - Religious Education |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Religious Education Educator |
pt_BR |
dc.subject |
Secular State and Religious Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Fábia da Costa Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Secularity and religious education in the 21st century: an educational perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Fábia da Costa Leite. Laicidade e ensino religioso no século XXI: uma perspectiva educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e educação no Brasil.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2102-2112. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34265 |
pt_BR |