DSpace/Manakin Repository

Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
dc.date.accessioned 2024-02-02T15:13:06Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T15:13:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação e História pt_BR
dc.subject História e Educação pt_BR
dc.subject Patrimônio histórico pt_BR
dc.subject Cultura - preservação pt_BR
dc.subject Preservação da cultura pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject História ambiental pt_BR
dc.subject Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE pt_BR
dc.subject Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo pt_BR
dc.subject Arqueologia pt_BR
dc.subject Education and History pt_BR
dc.subject History and Education pt_BR
dc.subject Historical heritage pt_BR
dc.subject Culture - preservation pt_BR
dc.subject Culture preservation pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental history pt_BR
dc.subject Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE pt_BR
dc.subject Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site pt_BR
dc.subject Archeology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
dc.creator SILVA, Ulisses Batista da.
dc.creator MELO, Maria do Carmo Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city). pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta