dc.description.resumo |
Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-02T15:13:06Z |
|
dc.date.available |
2024-02-02 |
|
dc.date.available |
2024-02-02T15:13:06Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e História |
pt_BR |
dc.subject |
História e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura - preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação da cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
História ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo |
pt_BR |
dc.subject |
Arqueologia |
pt_BR |
dc.subject |
Education and History |
pt_BR |
dc.subject |
History and Education |
pt_BR |
dc.subject |
Historical heritage |
pt_BR |
dc.subject |
Culture - preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Culture preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental history |
pt_BR |
dc.subject |
Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site |
pt_BR |
dc.subject |
Archeology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. |
|
dc.creator |
SILVA, Ulisses Batista da. |
|
dc.creator |
MELO, Maria do Carmo Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
pt_BR |