dc.description.resumo |
Pesavento (2007), afirma que a cidade é concentração populacional, tem um pulsar de vida e cumpri plenamente o sentido de ‘habitar’, e essas características a torna indissociavelmente ligada ao sentido do ‘humano’: cidade é lugar do homem, é obra coletiva (impensável só no individual), como também, moradia de muitos, a compor um tecido sempre renovado de relações sociais.Pensando nas questões referentes à cidade em consonância com as questões de sala de aula e a educação, este artigo é resultado de uma pesquisa que tem como proposta mostrar que existem outros espaços formativos e outros sujeitos educativos para além da escola, destacando-se em nosso trabalho a Feira Central de Campina Grande – PB como um patrimônio cultural, resgatando a memória coletiva desta. E diante disso, apresentaremos o nosso trabalho a partir de um olhar da história cultural, que por sua vez nos deixa imensamente à vontade para caminharmos nos atalhos da oralidade e de entrevistas que visam, sobretudo a partir de depoimentos, valorizar não só fatos acerca do passado, mas sim todo o caminho pela qual a memória coletiva é construída. Desse modo, no intuito de compreender a educação a partir da cultura arraigada no contexto da Feira Central de Campina Grande, para iniciarmos o nosso texto, fizemos o seguinte questionamento: a Feira enquanto espaço comercial e cultural pode ser compreendido como um lugar de produção e formação educacional? Daí pensarmos neste local de aprendizagem não só devido à monumentos, mas, também, por valores, tradições, memórias, patrimônio cultural inteligível, experiências, e sociabilidades, que são transmitidas de gerações para gerações, tanto a partir dos feirantes como do consumidor. Assim, a partir dos relatos orais, identificamos que a Feira por ser um patrimônio cultural e ter uma heterogeneidade propicia o mesmo ser um espaço educacional, foi possível perceber que esse espaço como algo não estático, mas um produção humana contínua com suas diversas atividades na vida cotidiana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34275 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T15:15:23Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T15:15:23Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Feira Central de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Feira livre - Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Campina Grande - PB - Feira Central |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural - Feira Central de Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Central Fair of Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Free market - Campina Grande - PB |
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dc.subject |
Campina Grande - PB - Feira Central |
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dc.subject |
Cultural heritage - Central Fair of Campina Grande - PB |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
BATISTA, Samara Tavares. |
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dc.creator |
ALVES, Samara Marques Dias. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Central Fair of Campina Grande: perspectives for educational practices. |
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dc.identifier.citation |
BATISTA, Samara Tavares; ALVES, Samara Marques Dias. Feira Central de Campina Grande: perspectivas para práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2177-2186. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34275 |
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